MARKETING JURÍDICO NAS MÍDIAS SOCIAIS: A PUBLICIDADE NA ADVOCACIA NO AMBIENTE VIRTUAL

MÍDIAS SOCIAIS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MARKETING JURÍDICO

Autores

  • Amanda Carolina Santos Pessoa

Palavras-chave:

Martketing jurídico, Publicidade, Mídias sociais, Internet. Advocacia

Resumo

O escopo deste trabalho consiste, primeiramente, em analisar alguns aspectos gerais do marketing jurídico no âmbito do exercício da advocacia. Em segundo lugar, abordar sobre a utilização dessa ferramenta de publicidade profissional na internet, mais especificamente nas mídias sociais, denominadas, por vezes, redes sociais. Por fim, entender como se efetiva o marketing jurídico digital e sua estruturação nas principais redes sociais hoje existentes, como o Facebook, Twitter, LinkeIn, YouTube, bem como em blogs e sites jurídicos institucionais. Abstract The scope of this paper is primarily to analyze some general aspects of legal marketing within the practice of law. Secondly, addressing the use of this professional advertising tool on the Internet, more specifically on social media, sometimes called social networks. Finally, understand how digital legal marketing and its structuring are effective in today's major social networks, such as Facebook, Twitter, LinkeIn, YouTube, as well as blogs and institutional legal sites. KEYWORDS: Legal marketing. Publicity. Social media. Internet. Advocacy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 3, p. 67-84, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v20n3/1413-9936-pci-20-03-00067.pdf> Acesso em: 28 out. 2019.

ASENSI, Felipe Dutra. Marketing Jurídico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

BERTOZZI, Rodrigo. Marketing jurídico: os neurojurídicos, as novas ideias e ferramentas estratégicas. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2012.

BERTOZZI, Rodrigo; BUCCO, Renata. Marketing jurídico: o poder das novas mídias e inteligência artificial. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2017.

BITTAR, Eduardo C. B. Curso de ética jurídica: ética geral e profissional. 14. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

BRASIL. Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994. Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 jul. 1994. Disponível em: Acesso em: 03 out. 2019.

CIRIACO, Douglas. YouTube é acessado por 95% população online brasileira, mostra relatório. Tecmundo. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/internet/119776-youtube-insights-brasil.htm> Acesso em: 12 nov. 2019.

COSTA, Claudio Gustavo Noro da; MARINHO, Ricardo João. Marketing jurídico para advogados e estudantes de direito. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: Foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Information Studies, Research Trends, a. 10, v. 2, 2016, p. 14-20. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5645863.pdf> Acesso em: 23 out. 2019.

GONÇALVES, Marco Antonio P. Blog jurídico é uma poderosa ferramenta de negócios. Revista Consultor Jurídico. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2007-abr-30/blog_juridico_poderosa_ferramenta_negocios> Acesso em: 12 nov. 2019.

GONÇALVES, Marco Antonio P.; HODGES, Silva. O Estado do Marketing Jurídico na América Latina. Disponível em: <http://www.marketingjuridico.com.br/Arquivos/O-estado-do-marketing-juridico-na-America-Latina.pdf> Acesso em: 12 nov. 2019.

GONZAGA, Alvaro de Azevedo; NEVES, Karina Penna; BEIJATO JUNIOR, Roberto. Estatuto da Advocacia e o novo Código de Ética e Disciplina da OAB comentados. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

Institucional. Quadro de advogados. Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Disponível em: <https://www.oab.org.br/institucionalconselhofederal/quadroadvogados> Acesso em: 07 out. 2019.

JULIÃO, Rodrigo de Farias. Ética e estatuto da advocacia. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

LÔBO, Paulo. Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB. 12. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

MEDINA, Paulo Roberto de Gouvêa. Comentários ao Código de Ética e Disciplina da OAB. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

MOTTA, Alexandre; FARIA, Lucas dos Santos. Marketing jurídico: os dois lados da moeda. São Paulo: Amaral Gurgel Editorial, 2012.

NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 13. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016.

OAB abre consulta pública para classe sobre publicidade na advocacia. Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Disponível em: <https://www.oab.org.br/noticia/57508/oab-abre-consulta-publica-para-classe-sobre-publicidade-na-advocacia?argumentoPesquisa=publicidade> Acesso em: 07 out. 2019.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Conselho Federal. Provimento nº 94/2000. Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia. Disponível em: <https://www.oab.org.br/leisnormas/legislacao/provimentos/94-2000> Acesso em: 03 out. 2019.

_______. Conselho Federal. Resolução nº 02/2015. Aprova o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Disponível em: <https://www.oab.org.br/arquivos/resolucao-n-022015-ced-2030601765.pdf> Acesso em: 03 out. 2019.

PETRY, Anderson Cunha; SIMONETTO, Eugenio de Oliveira. Uso do Twitter como canal de marketing: uma análise das principais empresas brasileiras de comércio eletrônico. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v. 8, n. 1, 2013, p. 95. Disponível em: <http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/article/download/V8N1A9/V8N1A9> Acesso em: 28 out. 2019.

PINHEIRO, Patricia Peck. Direito digital. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

RAMOS, Gisela Gondin. Estatuto da Advocacia: comentários e jurisprudência selecionada. 7. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2017.

Notas de Rodapé:

[1] BERTOZZI, Rodrigo. Marketing jurídico: os neurojurídicos, as novas ideias e ferramentas estratégicas. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2012, p. 25.

[2] Institucional. Quadro de advogados. Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Disponível em: <https://www.oab.org.br/institucionalconselhofederal/quadroadvogados> Acesso em: 07 out. 2019.

[3] Número de escritórios de advocacia fechados aumenta no Brasil. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/numero-de-escritorios-de-advocacia-fechados-aumenta-no-brasil/> Acesso em: 07 out. 2019.

[4] ASENSI, Felipe Dutra. Marketing Jurídico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, p. 28.

[5] OAB abre consulta pública para classe sobre publicidade na advocacia. Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Disponível em: <https://www.oab.org.br/noticia/57508/oab-abre-consulta-publica-para-classe-sobre-publicidade-na-advocacia?argumentoPesquisa=publicidade> Acesso em: 07 out. 2019.

[6] Id.

[7] ASENSI, Felipe Dutra. Op. Cit., p. 101.

[8] BERTOZZI, Rodrigo. Op. Cit., p. 96.

[9] GONZAGA, Alvaro de Azevedo; NEVES, Karina Penna; BEIJATO JUNIOR, Roberto. Estatuto da Advocacia e o novo Código de Ética e Disciplina da OAB comentados. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019, p. 329.

[10] MEDINA, Paulo Roberto de Gouvêa. Comentários ao Código de Ética e Disciplina da OAB. Rio de Janeiro: Forense, 2016, p. 114.

[11] LÔBO, Paulo. Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB. 12. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019, p. 244.

[12] RAMOS, Gisela Gondin. Estatuto da Advocacia: comentários e jurisprudência selecionada. 7. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2017, p. 505.

[13] GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Internet, mídias sociais e as unidades de informação: Foco no ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Information Studies, Research Trends, a. 10, v. 2, 2016, p. 14-20. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5645863.pdf> Acesso em: 23 out. 2019.

[14] MOTTA, Alexandre; FARIA, Lucas dos Santos. Marketing jurídico: os dois lados da moeda. São Paulo: Amaral Gurgel Editorial, 2012, p. 107.

[15] BERTOZZI, Rodrigo; BUCCO, Renata. Marketing jurídico: o poder das novas mídias e inteligência artificial. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2017, p. 97.

[16] ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 20, n. 3, p. 67-84, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pci/v20n3/1413-9936-pci-20-03-00067.pdf> Acesso em: 28 out. 2019.

[17] COSTA, Claudio Gustavo Noro da; MARINHO, Ricardo João. Marketing jurídico para advogados e estudantes de direito. Rio de Janeiro: Forense, 2009, p. 37.

[18] NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. 13. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016, p. 657.

[19] BITTAR, Eduardo C. B. Curso de ética jurídica: ética geral e profissional. 14. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018, p. 468.

[20] JULIÃO, Rodrigo de Farias. Ética e estatuto da advocacia. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 71.

[21] PINHEIRO, Patricia Peck. Direito digital. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2016, p. 412.

[22] ASENSI, Felipe Dutra. Op. Cit., p. 69.

[23] GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Op. Cit., p. 14.

[24] 62% da População Brasileira está ativa nas redes sociais. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/62-da-populacao-brasileira-esta-ativa-nas-redes-sociais/> Acesso em: 15 out. 2019.

[25] GONÇALVES, Marco Antonio P.; HODGES, Silva. O Estado do Marketing Jurídico na América Latina. Disponível em: <http://www.marketingjuridico.com.br/Arquivos/O-estado-do-marketing-juridico-na-America-Latina.pdf> Acesso em: 12 nov. 2019.

[26] MOTTA, Alexandre; FARIA, Lucas dos Santos. Op. Cit., p. 57.

[27] BERTOZZI, Rodrigo. Op. Cit., p. 107.

[28] BERTOZZI, Rodrigo. Op. Cit., p. 107.

[29] Maior rede social do mundo, Facebook completa 15 anos. Revista Exame. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/maior-rede-social-do-mundo-facebook-completa-15-anos/> Acesso em: 28 out. 2019.

[30] BERTOZZI, Rodrigo; BUCCO, Renata. Op. Cit., p. 125.

[31] PETRY, Anderson Cunha; SIMONETTO, Eugenio de Oliveira. Uso do Twitter como canal de marketing: uma análise das principais empresas brasileiras de comércio eletrônico. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v. 8, n. 1, 2013, p. 95. Disponível em: <http://www.revistasg.uff.br/index.php/sg/article/download/V8N1A9/V8N1A9> Acesso em: 28 out. 2019.

[32] BERTOZZI, Rodrigo; BUCCO, Renata. Op. Cit., p. 116-117.

[33] LinkedIn alcança marca de 29 milhões de usuários no Brasil. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/economia/linkedin-alcanca-marca-de-29-milhoes-de-usuarios-no-brasil/> Acesso em: 12 nov. 2019.

[34] BERTOZZI, Rodrigo; BUCCO, Renata. Op. Cit., p. 138.

[35] HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009, p. 300.

[36] GONÇALVES, Marco Antonio P. Blog jurídico é uma poderosa ferramenta de negócios. Revista Consultor Jurídico. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2007-abr-30/blog_juridico_poderosa_ferramenta_negocios> Acesso em: 12 nov. 2019.

[37] BERTOZZI, Rodrigo; BUCCO, Renata. Op. Cit., p. 146.

[38] CIRIACO, Douglas. YouTube é acessado por 95% população online brasileira, mostra relatório. Tecmundo. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/internet/119776-youtube-insights-brasil.htm> Acesso em: 12 nov. 2019.

Palavras Chaves

Martketing jurídico. Publicidade. Mídias sociais. Internet. Advocacia.

Downloads

Publicado

19.08.2025

Como Citar

Amanda Carolina Santos Pessoa. (2025). MARKETING JURÍDICO NAS MÍDIAS SOCIAIS: A PUBLICIDADE NA ADVOCACIA NO AMBIENTE VIRTUAL: MÍDIAS SOCIAIS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MARKETING JURÍDICO. Revista Eletrônica Da OAB-RJ, 31(2). Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/119

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.