A Importância do Compliance na Prevenção de Crises Empresariais
Palavras-chave:
Compliance, Má Gestão Empresarial, Recuperação Judicial, Odebrecht, Transparência EmpresarialResumo
Este artigo analisa a relevância dos programas de compliance e a responsabilização dos administradores por atos de má-gestão empresarial na prevenção de crises corporativas, utilizando o caso do conglomerado empresarial Odebrecht como estudo de caso. Argumenta-se que a adoção de políticas de compliance e transparência é crucial para evitar colapsos financeiros e recuperar a credibilidade perante o mercado.
Downloads
Referências
GARCEZ, Emília. Compliance under the Anti-Corruption Law. 2022. 34 f. Completion of course work (Postgraduate) – LL.M: Business Law. Getulio Vargas Foundation. Rio de Janeiro, 2022.
BLOCK, Marcela. Compliance e governança corporativa atualizado de acordo com a Lei Anticorrupção Brasileira (Lei nº 12.846) e o Decreto-Lei nº 8.426/2015. Freitas Bastos Editora, Rio de janeiro, 2017
SALOMÃO FILHO, Calixto. O Novo Direito Societário. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
SANTOS, Tamires Quintino dos. Compliance: Um estudo de caso da empresa Odebrecht. Hígia - Revista das ciências da saúde e ciências sociais aplicadas do oeste baiano. v. 4, n.2, p. 126-140, 2021. Disponível em: <http://www.fasb.edu.br/revista/index.php/higia/article/view/584>. Acesso em 08 de junho de 2022.
SILVA, Marcos Ricardo Cruz da; MONTEIRO, Augusto de Oliveira. (2019), Reestruturação da governança corporativa e de compliance em uma situação de crise: o caso Odebrecht S.A.. Revista Gestão e Planejamento, v. 20, pp. 420-436