LIGA DE DIREITO E TECNOLOGIA: UM PROJETO DE EXTENSÃO QUE BUSCA REVOLUCIONAR O ENSINO JURÍDICO
Palavras-chave:
extensão, direito, tecnologia, inovação, pesquisaResumo
O presente artigo se trata de uma apresentação da Liga de Direito e Tecnologia da UFRJ, um projeto que cobiça uma intervenção nas universidades de direito, através da instrução a uma cultura de inovação. Serão abordadas as ambições que impulsionaram a criação da Liga, nossas perspectivas e também os meios pelos quais essa revolução se torna possível.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BARROS, Alan de Lopes. LDTUFRJ. In: Festival do Conhecimento UFRJ: futuros possíveis. 2ª Ed. Ciências Sociais Aplicadas: Debates. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6ZsHNNCZTc4&list=PLs_n0oj-a3rklyxRvlfKrHpD7_7qETWHv&index=37. Acesso em: 23 ago. 2021.
KNAPP, Jake; ZERATSKY, John; KOWITZ, Braden. Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em até 5 dias. Rio de Janeiro: Ed. Intrínseca, 2017.
LIGA DE DIREITO E TECNOLOGIA DA UFRJ. LABirinto - Laboratório de Legal Design da UFRJ. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://labirintoufrj.webflow.io/. Acesso em: 25 ago 2021.
OLIVEIRA, Philippe de Almeida. A Faculdade de Direito como Oficina de Utopias: um relato de experiência. Revista da Faculdade de Direito - UFMG. Belo Horizonte: n.72, P. 481 - 511, jun. 2018. Disponível em: https://revista.direito.ufmg.br/index.php/revista/article/view/1924. Acesso em: 14 ago. 2021.
ONU. Organização das Nações Unidas. Como as Nações Unidas apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Brasília, DF. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 25 ago 2021.
Notas:
[1] Graduanda em Direito na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), integrante da Liga de Direito e Tecnologia da UFRJ e Co-Fundadora do Laboratório de Legal Design da UFRJ. E-mail: leticiac.nascimento16@gmail.com
[2] Graduanda em Direito na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), integrante da Liga de Direito e Tecnologia da UFRJ e Co-Fundadora do Laboratório de Legal Design da UFRJ. E-mail: meslessi@gmail.com
[3] Graduanda em Direito na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), integrante da Liga de Direito e Tecnologia da UFRJ e Co-Fundadora do Laboratório de Legal Design da UFRJ. E-mail: rafaellacogliatti@ufrj.br.
[4] OLIVEIRA, Philippe de Almeida. A Faculdade de Direito como Oficina de Utopias: um relato de experiência. Revista da Faculdade de Direito - UFMG. Belo Horizonte: n.72, P. 481 - 511, jun. 2018. Disponível em: https://revista.direito.ufmg.br/index.php/revista/article/view/1924. Acesso em: 14 ago. 2021.
[5] Ibid, P. 482.
[6] Ibid, P. 489.
[7] Ibid, P. 489.
[8] Metodologia de desenvolvimento ágil desenvolvida por Jake Knapp para guiar projetos no Google. Pelo Design Sprint, o primeiro dia objetiva estabelecer um problema e costuma ser carregado de discussões para que, no dia seguinte, seja possível trazer soluções e ideias (geralmente em um post-it) para serem votadas. No terceiro dia, é preciso definir qual será a solução implementada e começar a rascunhar. Nos últimos dias, o rascunho será a base para criar o protótipo da solução imaginada e, posteriormente, deverá ser testado.
[9] Professora na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ)
[10] Professora na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ)
[11] Professora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
[12] Professor da COPPE/UFRJ - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
[13] STANFORD. The Legal Design Lab. Disponível em: https://www.legaltechdesign.com/. Acesso em: 23 ago 2021.
[14] Environmental, Social and Corporate Governance (ESG): adoção de práticas empresariais relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
[15] Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo “um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”. Trata-se de 17 objetivos e podem ser encontrados em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.
[16] OLIVEIRA, Philippe de Almeida. A Faculdade de Direito como Oficina de Utopias: um relato de experiência. Revista da Faculdade de Direito - UFMG. Belo Horizonte: n.72, P. 506, jun. 2018. Disponível em: https://revista.direito.ufmg.br/index.php/revista/article/view/1924. Acesso em: 14 ago. 2021.
[17] UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas. Faculdade Nacional de Direito. Disponível em: https://direito.ufrj.br/. Acesso em: 27 ago. 2021.
[18] OLIVEIRA, Philippe de Almeida. A Faculdade de Direito como Oficina de Utopias: um relato de experiência. Revista da Faculdade de Direito - UFMG. Belo Horizonte: n.72, P. 489, jun. 2018. Disponível em: https://revista.direito.ufmg.br/index.php/revista/article/view/1924. Acesso em: 14 ago. 2021.