DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NA RELAÇÃO DE CONSUMO SOB A PERSPECTIVA DA PINK TAX
Resumo
Historicamente, a dicotomia de gênero é reproduzida pela sociedade impondo papéis distintos para homens e mulheres. Como consequência disso existem evidentes divisões que se manifestam como barreiras invisíveis em forma de desigualdades impostas as mulheres, diferença essa que pode ser observada desde a infância.
Evidências sobre a prática de preços mais elevados em produtos e serviços voltados ao publico feminino é popularmente conhecida como pink tax ou taxa rosa. Vários estudos sobre o tema já são observados no exterior, porém no Brasil a literatura existente é incipiente, dessa forma a abordagem se torna assim necessária a fim de ampliar a visão sobre a pink tax para além da discriminação de preços e da mulher no mercado de consumo, mas também vislumbrar como o impacto econômico e social causado por esse fenômeno recai diretamente sobre a mulher.
Nesse contexto, o presente trabalho busca esclarecer os principais pontos os quais evidenciam a existência de discriminação de gênero na precificação de produtos e serviços e como esse fenômeno impacta no desenvolvimento social e econômico das consumidoras principalmente pelo fato de que as diferenças entre os valores muita das vezes não estão explicitamente expostas, o que corrobora a necessidade de estudos voltados para essas áreas.