A VITIMIZAÇÃO DO RACISMO E A CONSEQUENTE DESVALORIZAÇÃO DA CAUSA
Palavras-chave:
Racismo, Direito Constitucional, Dignidade da pessoa humanaResumo
O movimento contra o racismo teve um crescimento exponencial nos últimos anos, ganhando força e espaço para apresentar sua causa. Entretanto, a distorção do propósito por parte de alguns membros isolados tem feito com que o movimento seja desvalorizado pelas demais pessoas, por não conseguirem entender o objetivo pelo qual a causa foi criada. Adotar o racismo como uma causa inteiramente negra, desprezando o direito ao respeito e dignidade das demais raças, torna o movimento igualmente racista e fere o princípio constitucional da igualdade. Este estudo tem por finalidade trazer a causa antirracismo não como um direito exclusivo do cidadão negro, mas como uma defesa ao direito fundamental previsto na CRFB/88 e extensível a todos, resguardado inclusive pela Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, internalizada como norma supralegal do direito brasileiro.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/atividade- legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e- politica-externa/ConvIntElimTodForDiscRac.html> Acesso em 18/05/2018.
CARDOSO, F. H. Capitalismo e escravidão no Brasil Meridional. São Paulo, Difusão Européia do Livro.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. Selo Negro: SP, 2011.
CELSO, Lafer. A internacionalização dos direitos humanos. Constituição, racismo e relações internacionais. Manole: SP, 2005.
DAMATTA, R. Digressão: a fábula das três raças, ou o problema do racismo à brasileira”, in Relativizando, uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro, 1990. Rocco, p. 58-87.
GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo, 2002. Editora 34.
HASENBALG, C. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro, 1979. Graal
HASENBALG, C. & SILVA, N. V. Estrutura social, mobilidade e raça. Rio de Janeiro, 1988. Vértice/IUPERJ.
___ _Relações raciais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro, 1992. Rio Fundo.
NOGUEIRA, O. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem – sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil, in Tanto preto quanto branco; estudos de ralações raciais. São Paulo, 1985.
RAMOS, André de Carvalho. Teoria Geral dos Direitos Humanos. Saraiva, 2017.
Notas de Rodapé:
[1 ] Graduanda em direito – UNIABEU. E-mail: marinho.gracy@gmail.com [2 ] Mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense. Professora da UNIABEU. E-mail: Souza.juliane@outlook.com.br