A VITIMIZAÇÃO DO RACISMO E A CONSEQUENTE DESVALORIZAÇÃO DA CAUSA

Autores

  • Gracy Helen Marinho de Andrade - Juliane dos Santos Ramos Souza

Palavras-chave:

Racismo, Direito Constitucional, Dignidade da pessoa humana

Resumo

O movimento contra o racismo teve um crescimento exponencial nos últimos anos, ganhando força e espaço para apresentar sua causa. Entretanto, a distorção do propósito por parte de alguns membros isolados tem feito com que o movimento seja desvalorizado pelas demais pessoas, por não conseguirem entender o objetivo pelo qual a causa foi criada. Adotar o racismo como uma causa inteiramente negra, desprezando o direito ao respeito e dignidade das demais raças, torna o movimento igualmente racista e fere o princípio constitucional da igualdade. Este estudo tem por finalidade trazer a causa antirracismo não como um direito exclusivo do cidadão negro, mas como uma defesa ao direito fundamental previsto na CRFB/88 e extensível a todos, resguardado inclusive pela Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, internalizada como norma supralegal do direito brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/atividade- legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e- politica-externa/ConvIntElimTodForDiscRac.html> Acesso em 18/05/2018.

CARDOSO, F. H. Capitalismo e escravidão no Brasil Meridional. São Paulo, Difusão Européia do Livro.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. Selo Negro: SP, 2011.

CELSO, Lafer. A internacionalização dos direitos humanos. Constituição, racismo e relações internacionais. Manole: SP, 2005.

DAMATTA, R. Digressão: a fábula das três raças, ou o problema do racismo à brasileira”, in Relativizando, uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro, 1990. Rocco, p. 58-87.

GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo, 2002. Editora 34.

HASENBALG, C. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro, 1979. Graal

HASENBALG, C. & SILVA, N. V. Estrutura social, mobilidade e raça. Rio de Janeiro, 1988. Vértice/IUPERJ.

___ _Relações raciais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro, 1992. Rio Fundo.

NOGUEIRA, O. Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem – sugestão de um quadro de referência para a interpretação do material sobre relações raciais no Brasil, in Tanto preto quanto branco; estudos de ralações raciais. São Paulo, 1985.

RAMOS, André de Carvalho. Teoria Geral dos Direitos Humanos. Saraiva, 2017.

Notas de Rodapé:

[1 ] Graduanda em direito – UNIABEU. E-mail: marinho.gracy@gmail.com [2 ] Mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense. Professora da UNIABEU. E-mail: Souza.juliane@outlook.com.br

Downloads

Publicado

15.08.2025

Como Citar

Gracy Helen Marinho de Andrade - Juliane dos Santos Ramos Souza. (2025). A VITIMIZAÇÃO DO RACISMO E A CONSEQUENTE DESVALORIZAÇÃO DA CAUSA. Revista Eletrônica Da OAB-RJ, 29(2). Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/64

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.