AS MANOBRAS DO RACISMO

Arquétipos Raciais - Meios sutis de perpetuação da hierarquia sobre a raça

Autores

  • Cassia Cristina Abreu de Oliveira

Palavras-chave:

Racismo, Escravidão, Arquétipos, Democracia Racial

Resumo

Falar de racismo, ultrapassados mais de 400 anos de escravização do homem negro é temática contemporânea, por mais que nos remeta ao passado. Não obstante o fim da escravidão no Brasil, as feridas produzidas na formação de uma sociedade escravocrata ainda sangra. Por falta de conhecimento sobre a real história de um Brasil negro, ainda vivenciamos atos racistas e utilização de meios sorrateiros de invisibilizar homens e mulheres de pele preta.

O artigo mostra as artimanhas do racismo, as formas sutis de propagação e a cruel engenharia criada para manter o poder sobre corpos negros.

Sequelas da escravidão, a formação do arquétipo racial, as normas combativas ao racismo, os julgados, a consciência social, a necessidade de promoção da democracia plena, a camuflagem no respeito as cotas raciais, são temas abordados no artigo.

Conhecer a realidade de um país é ter consciência social para combater as desigualdades. E isso é obrigação de todo cidadão !   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassia Cristina Abreu de Oliveira

Advogada, Pós Graduada em Politicas Publicas, Escritora, Membro da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ -Barra da Tijuca, Membro da BLS - Black Sister in Law, Conselheira da UBRASPOT – União Brasileira dos Povos Tradicionais de Terreiros , Fundadora e presidente do Instituto Liberte a Nossa Voz.

Referências

NASCIMENTO, Abdias & NASCIMENTO, Elisa L. (2000). "Reflexões sobre o Movimento Negro no Brasil (1938-1997)". In A. S. Guimarães & L. Huntley (orgs.), Tirando a Máscara. Ensaios sobre o Racismo no Brasil São Paulo, Paz e Terra

CALMON (Pedro) . — História do Brasil. Vol. V. A República. Vol. 1764D da Brasiliana. Companhia Editôra Nacional. São Paulo, 1956. 331 pp.

ARANTES, Rogério; COUTO, Cláudio. Constituição, governo e democracia no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 21, n. 61, 2006.

Bento C. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras; 2022

Davis A. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo; 2016.

Coleção das Leis do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional,1808-1821.Continuado por Coleção das leis do Império do Brasil.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. “A herança colonial: sua desagregação” In:HOLANDA, Sérgio Buarque de. (Org.). História geral da civilização brasileira. 6 ed. Tomo II. Vol. 1. São Paulo: Diefel

BARBOSA, Renata Corrêa Tavares. Desvios do olhar: a escravidão na historiografia brasileira. Rio de Janeiro, 2001, 139 p. Dissertação de Mestrado,PUC-Rio.

HASENBALG, Carlos; GONZALEZ, Lélia. Lugar do negro. Rio de Janeiro: 1981.

Downloads

Publicado

10.11.2025

Como Citar

Cassia Cristina Abreu de Oliveira. (2025). AS MANOBRAS DO RACISMO: Arquétipos Raciais - Meios sutis de perpetuação da hierarquia sobre a raça. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/720