Racismo, Ciência e Mulheres Negras: Há Conexão? O Apagamento Feminino na Produção Científica.

Autores

  • Anna Léa Silva Barreto
  • Patrícia Romana

Palavras-chave:

Mulheres negras, Ciência, Interseccionalidade, Racismo, Representatividade

Resumo

Este artigo propõe uma análise crítica sobre as interseções entre racismo, ciência e gênero, com foco no apagamento histórico das mulheres negras na produção científica. A partir de uma abordagem interseccional, evidencia-se como a ciência — frequentemente percebida como neutra — é, na verdade, atravessada por estruturas de poder que excluem corpos e saberes não hegemônicos. A construção da ciência moderna, marcada por uma epistemologia eurocentrada, patriarcal e colonial, contribuiu para a invisibilização de mulheres negras como produtoras de conhecimento. A análise aborda o papel das premiações científicas internacionais, como o Prêmio Nobel, que reforçam a exclusão quando se observa a ausência de cientistas negros e negras entre os laureados revelando um sistema de reconhecimento que perpetua desigualdades raciais e de gênero. Em contraponto, o artigo apresenta iniciativas de resistência e visibilidade, mostrando a trajetória de mulheres negras que se destacam na ciência e que buscam desconstruir estereótipos e promover a representatividade de mulheres negras na academia contribuindo para a construção de novas narrativas sobre quem pode ser cientista. A reflexão proposta é urgente: é preciso descolonizar os saberes, ampliar os horizontes epistemológicos e reconhecer que a ciência só será verdadeiramente democrática quando incluir todas as vozes — especialmente aquelas que historicamente foram silenciadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Léa Silva Barreto

Bióloga, Biomédica, Especialista em Cultura Afro-brasileira, Novas tecnologia educacionais e Diversidade e inclusão nas organizações. Mestra e Doutora em Ciências (Microbiologia). Professora do Centro Universitário IBMR e da SEEDUC/RJ. Colaboradora da Comissão de Igualdade racial da OAB-Barra da Tijuca.

Patrícia Romana

Advogada, Advogada fundadora do escritório Romana & Lima - Advogadas Associadas, Especialista em Direito Especial da Criança e do Adolescente, em História e Cultura Afrodescendente e em Direito das Famílias e Sucessões. Vice-presidenta da Frente de Juristas Negras e Negros – FJUNN.

Referências

BARRETO, Anna Léa Silva; GÓES, Jancleide Teixeira. Cadê a cientista que sempre esteve aqui? Reflexões sobre raça, gênero e ciência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS – COPENE, 13., 2024, Belém. Anais... Belém: ABPN, 2024. Disponível em: https://repositorio-api.animaeducacao.com.br/server/api/core/bitstreams/1472a231-daf1-4ef2-8771-ba5272612035/content. Acesso em: 30 set. 2025.

BRITO, Luciana. A escravidão e seus legados: saúde da população negra e políticas públicas antirracistas. Revista Saúde em Debate, v. 45, n. 129, p. 112–123, 2021.

BUENO, Winnie de Campos; ANJOS, José Carlos dos. Da interseccionalidade à encruzilhada: Operações epistêmicas de mulheres negras nas universidades brasileiras. Civitas, v. 21, n. 3, 2021.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

CARVALHO, Ana. Mulheres cientistas que marcaram a história do Brasil. Revista Educação, São Paulo, 17 fev. 2025. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2025/02/17/mulheres-cientistas. Acesso em: 30 set. 2025

CORENZA, Janaína De Azevedo. Pesquisadoras negras: contribuições para a ciência. Anais VIII CONEDU...Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88199. Acesso em: 30/09/2025.

DE NEGRI, F. Mulheres na ciência no Brasil: ainda invisíveis? Disponível em: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/177-mulheres-na-ciencia-no-brasil-ainda-invisiveis (2020) . Acesso em 19.02.2025.

FERREIRA, L. Menos de 3% entre docentes da pós-graduação, doutoras negras desafiam racismo na academia. Disponível em: https://www.geledes.org.br/menos-de-3-entre-docentes-da-pos-graduacao-doutoras-negras-desafiam-racismo-na-academia/ (2019) Acesso em 19.02.25.

PERTILE, Rosangela de Almeida. A história das técnicas médicas a partir de ilustrações em papiros do Egito antigo. Khronos, n. 10, p. 79–88, 2020.

PINHEIRO, B.C.S. Descolonizando Saberes: Mulheres Negras na Ciência. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Jandaíra, 2020.

SKLOOT, Rebecca. A Vida Imortal de Henrietta Lacks. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.

Downloads

Publicado

10.11.2025

Como Citar

Anna Léa Silva Barreto, & Patrícia Romana. (2025). Racismo, Ciência e Mulheres Negras: Há Conexão? O Apagamento Feminino na Produção Científica. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/727