O PAPEL REGULATÓRIO DO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NA EXPANSÃO DA ENERGIA SOLAR E EÓLICA NO BRASIL

Autores

  • Bianca Wolf
  • Patricia Dayrell

Palavras-chave:

Armazenamento de energia, Energia solar, Energia eólica, Regulação, Transição energética

Resumo

O presente artigo analisa o papel regulatório do armazenamento de energia elétrica na expansão da energia solar e eólica no Brasil, sob a ótica jurídica e regulatória. Em um cenário de transição energética global, marcado pela crescente participação das fontes renováveis variáveis, o armazenamento surge como tecnologia indispensável para superar os desafios da intermitência e da segurança de suprimento. O estudo apresenta um panorama da matriz elétrica brasileira, examina conceitos e tecnologias de armazenamento e avalia o enquadramento regulatório atual. Além disso, são discutidos os potenciais impactos no mercado livre de energia e na micro e minigeração distribuída, assim como as perspectivas de desenvolvimento até 2030. Conclui-se que um marco legal específico, aliado a regulação clara e estável, será essencial para atrair investimentos e consolidar o armazenamento como elo estratégico da transição energética brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Wolf

Advogada especializada em Direito da Energia. Head da área de Energia do TAGD Advogados. Pesquisadora de Direito de Energia da Fundação Getúlio Vargas – FGV e Membro da Comissão Especial de Energia Elétrica da OAB/RJ

Patricia Dayrell

Advogada especializada em Direito da Energia, com atuação na área de Energia do TAGD Advogados 

Referências

Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Resolução Normativa nº 1.000, de 7 de dezembro de 2021.

Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Resolução Normativa nº 1.059, de 7 de fevereiro de 2023.

Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Consulta Pública nº 039/2023 – Regulação do Armazenamento de Energia. Disponível em: https://antigo.aneel.gov.br/web/guest/consultas-publicas?p_auth=6Lsbwgxs&p_p_id=participacaopublica_WAR_participacaopublicaportlet&p_p_lifecycle=1&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-2&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=2&_participacaopublica_WAR_participacaopublicaportlet_ideParticipacaoPublica=3828&_participacaopublica_WAR_participacaopublicaportlet_javax.portlet.action=visualizarParticipacaoPublica . Acesso em: 26 ago. 2025.

Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 13/2025-SGM-SCE-STD-STE-STR-SFT/ANEEL

Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.PARECER n. 00089/2025/PFANEEL/PGF/AGU

Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. NOTA n. 00036/2025/PFANEEL/PGF/AGU

Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Disponível em: http://www.aneel.gov.br/>. Acesso em: 18 ago. 2025.

BRASIL. Lei nº 14.300, de 6 de janeiro de 2022.

Ministério de Minas e Energia – MME. PDE 2035. Caderno MMGD e Baterias Atrás do Medidor. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/sntep/publicacoes/plano-decenal-de-expansao-de-energia/pde-2035/cadernos/pde2035_caderno_mmgd_bateriasatrasdomedidor.pdf/view . Acesso em 18 ago. 2025

PSR; SIGLASUL. Experiência internacional sobre recursos energéticos distribuídos. Rio de Janeiro: PSR; Siglasul, 2020. Relatório elaborado para a GIZ. Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/areas-de-atuacao/cooperacao-internacional/ArquivosCooperacaoInternacional/PSR_GIZ_RED_Produto_1_2_Final.pdf. Acesso em: 26 ago. 2025.

PSR; SIGLASUL. Sistemas energéticos do futuro III – RED. Rio de Janeiro: PSR; Siglasul, 2022. Relatório final elaborado para a GIZ. Disponível em: https://www.epe.gov.br/sites-pt/areas-de-atuacao/cooperacao-internacional/ArquivosCooperacaoInternacional/Relatorio_GIZ_RED_RelatorioFinal.pdf. Acesso em: 26 ago. 2025.

EPE. Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE 2034). Brasília: Empresa de Pesquisa Energética, 2024. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/Plano-Decenal-de-Expansao-de-Energia-PDE. Acesso em: 26 ago. 2025.

Ministério de Minas e Energia. Disponível em: http://www.mme.gov.br/. Acesso em: 18 mar. 2025.

Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS. Disponível em: https://www.ons.org.br/. Acesso em: 18 mar. 2025.

Downloads

Publicado

19.11.2025

Como Citar

Bianca Wolf, & Patricia Dayrell. (2025). O PAPEL REGULATÓRIO DO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NA EXPANSÃO DA ENERGIA SOLAR E EÓLICA NO BRASIL. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/732