COMPLIANCE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Priscila Elise Alves Vasconcelos
  • Natália Rondini Spoladore
  • Sanny Bruna Oliveira Fernandes

Palavras-chave:

CORRUPÇÃO, MONITORAMENTO, COMPLIANCE, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Resumo

Esse trabalho tem por intuito tratar de uma inovação no ordenamento brasileiro: o instituto do compliance. A necessidade do mercado deu origem ao compliance, pois ansiava melhores práticas comerciais e as novas carreiras que o instituto proporciona, mesmo foi regularizado no ordenamento brasileiro por meio da Lei nº 12.846/2013. No entanto, a legislação não era suficiente para o Poder Público, perfez-se necessário realizar procedimentos com o objetivo de conter a corrupção, uma vez que, segundo estimativa realizada pela Organização Mundial da Saúde (ONU), aproximadamente 2% do PIB brasileiro era perdido em pagamento de propinas. Nas empresas, a perda é de cerca de 5% do seu faturamento anual em função de práticas fraudulentas ou irregulares, segundo o levantamento da KPMG Consultoria, conforme relatado por Adriana Vandori, que em 2016 era Secretária de Transparência e Combate à Corrupção no Estado de Mato Grosso. Portanto, é por meio do compliance, que se objetiva a mudança de cultura e o envolvimento de todo cidadão, empregado e empregador na cruzada contra a corrupção. Isso é possível através da conscientização, educação, esclarecimento, monitoramento e participação social, estas inclusive são algumas palavras-chave do programa de integridade. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico através de doutrina especializada e jurisprudência vigente, com intuito de alcançar respostas às indagações apresentadas. Verifica-se ao longo do trabalho que se trata de um problema histórico, sendo a prática corruptiva no Brasil é um verdadeiro desafio para a sua contenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BREUS, Thiago Lima; GUIMARÃES, Fernando Vernalha; PETIAN, Angélica; MARCHESI, Bruna. Soluções Jurídicas em Compliance e Anticorrupção. Disponível em: <https://www.vgplaw.com.br/compliance/>. Acesso em: 13/08/2019.

CARRIL, Rodrigo; VALENTE, Claudia. Curso Tendências em compliance: o jurídico como parceiro da área de compliance. Disponível em: <http://cursosonline.aasp.org.br/curso/ tendencias-compliance-juridico>. Acesso em: 15/07/2019

CARVALHO, Ana Carolina Lopes de; MATTIUZZO, Marcela. Guia para programas de compliance. Gabinete da Presidência do Cade SEPN 515 Conjunto D, Lote 4, Ed. Carlos Taurisano Cep: 70770-504 – Brasília/DF.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. Carvalho Filho. – 28. ed. rev., ampl. e atual. até 31-12-2014. – São Paulo : Atlas, 2015.

EQUIPE CONTENT TEAM AMBRA COLLEGE. Confira agora as principais informações a carreira de Compliance Officer. Disponível em: <https://www.direitoprofissional.com/compliance-officer/>. Acesso em: 11/08/2019.

GABARDO, Emerson; CASTELLA, Gabriel Morettini e. A nova lei anticorrupção e a importância do compliance para as empresas que se relacionam com a administração pública. A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional, Belo Horizonte, ano 15, n. 60, p. 129-147, abr./jun. 2015.

GABINETE DE TRANSPARÊNCIA E COMBATE À CORRUPÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO. Programa de Integridade Compliance. Cuiabá, 2016. Folheto elaborado para II Congresso de Direito Administrativo do Estado de Mato Grosso.

KEMPFER, Marlene. BATISTI, Beatriz Miranda. Estudos sobre o compliance para a prevenção da corrupção nos negócios públicos: ética, ciência da administração e direito. Revista do Direito Público, Londrina, v. 12, n. 2, p. 273-307, ago. 2017. DOI: 10.5433/1980-511X.2017v12n2p273.

MALARA, Luciano; SASSON Alessandro. Tendências em compliance: quais os limites de compliance ? Tudo é compliance ?. Disponível em: <http://cursosonline.aasp.org.br/curso/

tendencias-compliance-quais-limites-compliance>. Acesso em: 20/07/2019.

PIRONTI, Rodrigo. Compliance e Gestão de Riscos nas Empresas estatais. Disponível em: <https://www.tcm.go.gov.br/escolatcm/wp-content/uploads/2018/12/Compliance-e-Gest%C3%A3o-de-Riscos-nas-empresas-estatais-RODRIGO-PIRONTI.pdf>. Acesso em: 13/08/2019.

RABELLO JUNIOR, Wagner. Compliance e contratações públicas: do direito administrativo sancionador à cooperação regulatória. Disponível em: <https://jus.com.br/amp/artigos/62727/1>. Acesso em: 12/08/2019.

UNGARO, GUSTAVO. Controle Interno e Efetividade da Lei Anticorrupção. Disponível em:<http://compliancereview.com.br/controle-interno-e-efetividade/>. Acesso em: 15/08/2019.

UNGARO, GUSTAVO. Transparência e controle da gestão na agenda municipal. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2017-jan-20/gustavo-ungaro-transparencia-controle-gestao-agenda-municipal>. Acesso em: 15/08/2019.

Downloads

Publicado

18.08.2025

Como Citar

Priscila Elise Alves Vasconcelos, Natália Rondini Spoladore, & Sanny Bruna Oliveira Fernandes. (2025). COMPLIANCE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Revista Eletrônica Da OAB-RJ, 30(2). Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/83

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.