Mediação Escolar

Autores

  • Alessandra Oliveira da Silva

Palavras-chave:

MEDIAÇÃO ESCOLAR, CIDADANIA, EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO

Resumo

Com o passar do tempo, a educação tornou-se uma ferramenta da cidadania e para a cidadania, uma vez que além de informar sobre os direitos políticos, sociais e civis, minimiza a desigualidade social, já que gera mobilidade social e um estado democrático de direito. Em virtude da percepção de que os métodos utilizados dentro dos espaços escolares tornaram-se infrutíferos, há necessidade de utilização de novos meios em resolução de conflitos escolares, dentre eles está a Mediação Escolar, que visa solucionar questões problemáticas de maneira pacífica e manter laços outrora rompidos. Para tal, o papel do professor, aliançado à política pública, é essencial para abertura e prosseguimento deste método.

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[1] A sociedade brasileira está organizada juridicamente em três setores conforme o estabelecido na Constituição da República Federativa Brasileira. O Primeiro Setor (Público) abrange as instituições públicas das três esferas governamentais, quais sejam: Municipal, Estadual e Federal. O Segundo Setor (Privado) inclui as empresas em geral, nos segmentos: Indústria, Comércio e Serviços. O Terceiro Setor está inserido no setor social, que é composto por instituições organizadas pela sociedade civil na busca de seus direitos ou de suas necessidades (MOREIRA, 2015).

[2] Projeto criado em 17 de abril de 2019, para reforçar a segurança dos colégios estaduais do Rio de Janeiro. Profissionais do projeto serão habilitados, dentre outras formações, em mediação de conflitos escolares.

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Publicado

18.08.2025

Como Citar

Alessandra Oliveira da Silva. (2025). Mediação Escolar. Revista Eletrônica Da OAB-RJ, 30(2). Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/96

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