O MAR E O CONFLITO: BREVE ESTUDO SOBRE A MODERNA TEORIA DO CONFLITO – DEFINIÇÕES E ABORDAGENS

Autores

  • Maristela Lins Pinto

Palavras-chave:

Conflito, Teoria, Comunição, Intervenção

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar o estudo da moderna teoria do conflito, compartilhando definições para a noção de conflito, passando pelos nove degraus de sua intensidade denominados “escalada dos conflitos”, como ferramenta que auxilia na intervenção do profissional que busca soluções consensuais, ampliando seu olhar e traçando um paralelo com as diversas situações desafiadoras que o mar propricia. A pesquisa é embasada em revisão bibliografica, na experiência profissional da autora com mais de 30 anos de prática jurídica, 4 em mediação judicial no Cejusc da Capital do Rio de Janeiro e de uma vida inteira com o mar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Tania. Caixa de Ferramentas em Mediação: aportes práticos e teóricos. São Paulo: Dash, 2014.

; PELAJO, Samantha; JONATHAN, Eva. Mediação de conflitos para iniciantes, praticantes e docentes. Salvador, BA: Ed. JusPodivm, 2016.

AZEVEDO, André Gomma de. (org). Manual de mediação judicial. 6. ed. Brasília: Ministério da Justiça e Programa PNUD, 2016.

BIANCHI, Angela Andrade; JONATHAN, Eva; MEURER, Olivia Agnes. Teorias do conflito. In: ALMEIDA, Tania; PELAJO, Samantha; JONATHAN, Eva. (orgs). Mediação de conflitos para iniciantes, praticantes e docentes. Salvador, BA: Ed. JusPodivm, 2016. p. 71- 86.

DEUTSCH, Morton. Processos construtivos e destrutivos. In: AZEVEDO, André Gomma de. (org). Manual de mediação judicial. 6. ed. Brasília: Ministério da Justiça e Programa PNUD, 2016.

FISHER, Roger; SHAPIRO, Daniel. Além da Razão. Rio de Janeiro: Alta Life, 2019.

; BROWN, Scott. Como chegar a um acordo: a construção de um relacionamento que leva ao sim. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

FOLGER, Joseph. A natureza do conflito. IN: PASSANI, Andrezza Gaglionone; CORRÊA, Marcelo Girade; BASTOS, Simone. Resolução de Conflitos para Representantes de Empresa. Brasília, DF: Fundação Universidade de Brasília, 2014.

GIRADE, Marcelo. Encontros online. (aulas online gravada). 2018.

GLASL, Friedrich. Autoajuda em conflitos: uma metodologia para reconhecimento e solução de conflitos em organizações. 3. ed. São Paulo: Antroposofica, 1999.

MOORE, Christopher. O processo de mediação: estratégias práticas para a resolução de conflitos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MUSZKAT, Malvina Ester. Guia prático de mediação de conflitos: em famílias e organizações. 3. ed. rev. São Paulo: Summus, 2008.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

SUARES, Marinês. Mediación: condución de disputas, comunicación y técnicas. Buenos Aires: Pardós, 1996.

Tzu, Sun. A arte da guerra. São Paulo: Buzz, 2018.

THEBAS, Cláudio. Ser bom não é ser bonzinho: como a comunicação não violenta e a arte do palhaço podem te ajudar a identificar e expressar as suas necessidade de maneira clara e autêntica – e evitar julgamentos como deste título. São Paulo: Planeta, 2021.

VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos: e práticas restaurativas. 5. ed. rev. atual. ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2017.

Notas:

1Advogada desde 1990, formada pela Universidade Cândido Mendes. Pós graduada em Direito Privado e Processo Civil pela Estacio de Sá, Responsabilidade Civil pela Universidade Estacio de Sá e Emerj (Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) e em Direito do Entretenimento pela UERJ. Curso livre em Psicologia Jurídica na PUC/RJ 2015. Capacitada em Praticas Colaborativas pelo IBPC em 2016. Curso de Capacitação e Formação de Mediador Judicial do TJRJ em 2017, ministrado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro-EMERJ, Mediadora de conflitos desde 2018, atuando no CEJUSC da Capital do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

07.10.2025

Como Citar

Maristela Lins Pinto. (2025). O MAR E O CONFLITO: BREVE ESTUDO SOBRE A MODERNA TEORIA DO CONFLITO – DEFINIÇÕES E ABORDAGENS. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/603

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.