MEDIAÇÃO JUDICIAL NO CONTEXTO GLOBALIZADO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NOS DIAS ATUAIS.
Palavras-chave:
Mediação judicial, desafios, perspectivasResumo
Trata-se de um estudo voltado para a Mediação Judicial, que tem sido um recurso alternativo no sistema de justiça restaurativa a fim de resolver questões conflituosas no meio social, já que muitas das vezes as soluções dialogadas conseguem fazer com que os desgastes emocionais na luta pelos direitos das partes e a morosidade da justiça sejam amenizados, através de um procedimento mais célere em que as técnicas empregadas possibilitem como resultado um melhor consenso entre ambas as partes. Os objetivos do presente estudo são: Identificar a importância da mediação judicial enquanto estratégia alternativa para a resolução de conflitos e Promover breves reflexões em torno da mediação judicial conforme preconiza a literatura jurídica. Quanto a Metodologia baseia-se na Pesquisa do tipo Revisão Bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados sinalizam que, cada vez mais no mundo globalizado, dinâmico, desafiador em questões de cunho complexo, seja utilizada a Mediação Judicial para evitar gasto de tempo e desenvolver soluções com maior eficácia e aplicabilidade prática. Conclui-se que, os mecanismos alternativos são métodos de extrema importância para as pessoas que necessitam resolver conflitos dos mais diversos, seja no âmbito familiar, no ambiente laboral, nas atividades de lazer, entre outros.
Downloads
Referências
CONSULTOR JURÍDICO. Textos sobre Mediação. Disponível em: https://www.conjur.com.br Acesso em: 12/04/2024.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Textos Legislativos sobre Mediação Judicial. Disponível em: https://www.cnj.jus.br Acesso em: 12/04/2024.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. (CRFB). Legislação. Disponível em: https://www.senadofederal.gov.br Acesso em: 12/04/2024.
DIREITO EMPRESARIAL. Frequência das sessões de mediação. Disponível em: https://www.direitoempresarial.com.br Acesso em: 12/04/2024.
ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS (ENFAM). Mediação. Disponível em: https://www.enfam.jus.br Acesso em: 12/04/2024.
LEI DE MEDIAÇÃO. Lei nº 13.140/2015. Disponível em: https://www.ambitojuridico.com.br Acesso em: 12/04/2024.
MENDES, Tatyane. O que é comunicação não-violenta (CNV) e como aplicar o conceito na prática. Disponível em: https://www.napratica.org.br Acesso em: 12/04/2024.
MIGALHAS. Temas sobre Mediação Judicial. Disponível em: https://www.migalhas.com.br Acesso em: 12/04/2024.
PROJURIS. Mediação Judicial. Disponível em: https://www.projuris.com.br Acesso em: 12/04/2024.
SAMPAIO, Lia Regina Castaldi; BRAGA NETO, Adolfo. O que é mediação de conflitos. São Paulo: Brasiliense, p. 2014.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS. Textos sobre Mediação. Disponível em: https://www.tjmg.jus.br Acesso em: 12/04/2024.
TRILHANTE. Mediação Judicial. Disponível em: https://www.trilhante.com.br Acesso em: 12/04/2024.
VADE MECUM COMPACTO / obra coletiva de autoria da Saraiva Educação com a colaboração de Lívia Céspedes e Fabiana Dias da Rocha, 24 ed. - São Paulo: SaraivaJur, 2022. In: Código de Processo Civil de 2015.
VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de conflitos e práticas restaurativas. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2014.