UFRJ, FND E O PROJETO DE NAÇÃO

Autores

  • Raquel Rodrigues Braga

Palavras-chave:

Memória, FND, CACO, Democracia, Política

Resumo

A transição entre o contexto ditatorial e a redemocratização. O significativo lapso temporal de 1984 a 1989, verdadeiro resgate pedagógico e do Movimento Estudantil (ME), além da reconstrução/reestruturação das bases sólidas e originárias da FND.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências

ALUNO do CACO reclama da qualidade de ensino. Jornal dos Sports, Rio de Janeiro, ano 62, n. 18067, 10 set. 1987, p. 11.

AOS NOSSOS filhos. Intérprete: Ivan Lins. Compositor: Ivan Lins. In: NOS DIAS de hoje. Intérprete: Ivan Lins. [S. l.]: EMI-Odeon Brasil, 1978. 1 disco vinil, lado B, faixa 5.

LEMINSKI, Paulo. Melhores poemas de Paulo Leminski. 5. ed. São Paulo: Global, 2001. p. 60.

PARANHOS, Maria da Conceição. [Orelha do livro]. In: LUCCHESI, Dante. A prima de J. Alfred Prufrock e outros poemas. Salvador: EGBA, 1996.

PESSANHA, Eliane Gonçalves da Fonte; VILLAS BOAS, Glaucia; RAMIRES, MOREL, Regina Lucia. Evaristo de Moraes Filho, um intelectual humanista. Rio de Janeiro: ABL: Topbooks, 2005.

RODRIGUES, Nelson. A solidão do líder. In: RODRIGUES, Nelson. O óbvio ululante: primeiras confissões: crônicas. São Paulo: Companhia das letras, 1993. P. 259-262. E-book.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. CACO: 90 anos de história. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. p. 331.

ANEXOS

Figura 1 – Apuração dá a vitória à chapa Fênix

Fonte: Acervo da autora, 1985

Fotografia 2 – Elogio ao CACO

Fonte: Acervo da autora, 1988

Fotografia 2 – Pedido de revisão de prova

Fonte: Acervo da autora, 1986

Notas:

[1]Raquel Rodrigues Braga, Juíza do Trabalho, TRT/RJ, aposentada, com MBA em Poder Judiciário pela FGV e Especialista Crítica em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide Sevilha-ES, integrante da AJD e ABJD. Ocupando a Coordenação Geral do CACO em três gestões consecutivas de 1985/1989.

[2] LUCCHESI, 1996. A frase citada foi extraída da orelha do livro, por Maria da Conceição Paranhos.

[3] RODRIGUES, 1993. “A solidão do líder” sobre Vladimir Palmeira: “Há, porém, um momento em que a multidão se humaniza. Sim, em que a multidão se faz homem. É quando tem um líder. Acontece, então o milagre: — aquilo que era uma massa pré-histórica assume forma, sentimento, coração de homem... Não sei, ninguém pode saber, qual será o destino desse rapaz. Mas sei que é esta coisa cada vez mais rara: — um homem”.

[4] PESSANHA, 2005.

[5] Camarada no sentido russo — “továrisch” — surge após a Revolução de 1917, a fim de tratar com distinção os sem títulos, o povo simples, contrapondo-se aos franceses que, após 1789, adotaram o termo cidadão. Os camaradas, mais que buscar a democracia dos cidadãos, lutam por uma estrutura social distinta, almejam o socialismo.

[6] UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2008. Presidentes e diretores executivos do CACO, p. 331.

[7]Carlos Boechat, respeitável Advogado Sindical, inclusive Advogado da ASUFRJ.

[8] Cláudio Branco, Advogado dos principais sindicatos do Rio de Janeiro e Juiz do Trabalho do TRT/ES há quase 30 anos

[9] Marcelo Tolomei, Juiz do Trabalho do TRT/ES há quase trinta anos e Doutor em Direitos Humanos pela FDV, escreveu os livros Introdução ao Direito do Trabalho e a ascensão neoliberal e A desconstrução dos direitos trabalhistas fundamentais.

[10] Normando Reis, Mestrado em Sociologia e Direito na UFF, integrante do Coletivo Jur Nacional CUT e assessor da FUP (Federação dos Petroleiros desde 1994. Livro publicado, Muralha, Os juízes do trabalho e a ideologia da destruição.

[11]Atualmente Secretário Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.

[12] Doutor em Literatura Comparada, já esteve à frente dos debates políticos do Casa Grande, atualmente à frente do IBEP – Instituto Brasileiro de Estudos Políticos.

[13] Presidente do Sindicato dos Advogados nos primeiros anos do século XXI, atualmente Advogado Trabalhista de renome e militante contra a Reforma Trabalhista, integrante do MATI e da ABJD.

[14] Assessor de impressa de uma das unidades da FIOCRUZ, atualmente cursando mestrado em Marselha, França.

[15]Monthly Review, tradução de Rodrigo Jurucê Mattos Gonçalves para o Marxists Internet Archive

[16] Marcelo Viana Estevão de Moraes: doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio e gestor público no Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Instituição - diretor executivo.

[17]Anotações da palestra da Salete Maccalóz no ENED. Arquivo particular.

[18] Lyra, Doreodó Araujo, organizador. Desordem e processo: estudos sobre o Direito em homenagem a Roberto Lyra Filho, na ocasião do seu 60º aniversário/org. Porto Alegre, Sergio Antonio Fabris Editor, 1986.

[19] Mix de músicas cantadas ao vivo: “Selvagem” (1986), de Bi Ribeiro e Herbert Vianna, da banda Paralamas do Sucesso; e “Polícia” (1987), de Tony Bellotto, da banda Titãs.

[20] Marcelo Francisco Fragoso de Castro, procurador federal e professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. Doutor em Serviço Social.

[21] Sayonara Grillo, Mestre e Doutora em Direito pela PUC/RJ e Desembargadora do TRT/RJ, diversas obras publicadas; Emanuel Filho é Advogado e assessor parlamentar do PT; Ana Paula e Vânia Etinger, Advogadas Sindicais; Michele Gueraldi, Advogada, Professora Universitária e Doutoranda na área de Filosofia e Teoria do Direito na UERJ, publicou o livro; Geisa Rodrigues, Procuradora Regional no MPF/SP, Professora da Universidade de Mackenzie com vários livros publicados; e Flávia Coelho Ribeiro, Advogada .

[22] Éder Praxedes, Ernesto, José Heber e Leandro, funcionários públicos federais e estaduais; José Fernandes Júnior, apresentador do programa “Direito em Debate”, atualmente Youtuber de sucesso; Paulo Horn, Diretor de Planejamento e Projetos da TurisRio e Membro do Conselho Penitenciário; Denise Baptista, Advogada, integrante do MATI; e Marcos Heiser, Advogado.

Downloads

Publicado

22.09.2025

Como Citar

Raquel Rodrigues Braga. (2025). UFRJ, FND E O PROJETO DE NAÇÃO. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/523