O PAPEL DA FISCALIZAÇÃO NA GARANTIA DA POLÍTICA PÚBLICA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA

Autores

  • Andre Luis Souza da Silva

Palavras-chave:

SEGURIDADE SOCIAL, PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA, POLÍTICAS PÚBLICAS, SUPERINTENDÊNCIA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Resumo

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar Fechada têm o objetivo precípuo garantir a seus empregados ou associados uma complementação à aposentadoria oferecida pelo Regime Geral de Previdência Social. A supervisão e fiscalização do sistema de previdência complementar fechado é realizado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), a qual tem o papel institucional de executar as políticas públicas derivadas do arcabouço legal e de governança do setor. O setor é corporativista e fechado, sendo certo que a política pública do financiamento do setor é de autossustentabilidade, inclusive em relação aos seus órgãos de controle. As políticas públicas podem ser entendidas como a ação governamental em concreto e, no tocante à PREVIC, são correspondentes aos seus principais institutos legais e marcos regulatórios, quais sejam: classificação de Entidades Sistemicamente Importantes (ESI), atividade de Supervisão Baseada em Risco (SBR), confecção do Plano Anual de Fiscalização (PAF), atividade de Fiscalização Permanente, o instrumento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), regulação do Conselho Monetário Nacional (CMN), e o parágrafo 2º do artigo 22 do Decreto 4942/2003. Além destes mecanismos, foi identificado uma mudança metodológica significativa nos processos de auditagem da PREVIC, com a Supervisão Baseada em Risco (SBR). Esta pode ser considerada um ponto de inflexão na cultura organizacional da PREVIC, seguindo a Recomendação nº 2 do Conselho de Gestão da Previdência Complementar. O SBR reforça o conceito setorial corporativista e autocomportado. Os componentes desse sistema demonstram o objetivo de maximizar os recursos disponíveis para as atividades da autarquia fiscalizadora, enquanto a política pública aplicada tem componentes dos princípios da eficácia e da eficiência na gestão dos riscos, tornando exequível a análise de grande número de informações e variáveis, com investimento em inteligência e TI. O TAC, em sua controvérsia doutrinária, demonstra o caráter político inserido em um contexto de racionalização de processos administrativos sancionadores ao passo que a ligação intrínseca das políticas públicas macroeconômicas e financistas lideradas pelo CMN é ingrediente direto de gestão de recursos e da poupança interna gerada pelo sistema. Abstract Closed Supplementary Pension Entities have the primary objective of guaranteeing their employees or associates a complement to the retirement offered by the General Social Security Regime. The supervision and inspection of the closed supplementary pension system is carried out by the National Superintendence of Complementary Pensions (PREVIC), which has the institutional role of executing the public policies derived from the legal and governance framework of the sector. The sector is corporatist and closed, given that the public policy for financing the sector is self-sustainable, including in relation to its control bodies. Public policies can be understood as concrete government action and, in relation to PREVIC, they correspond to its main legal institutes and regulatory frameworks, namely Systemically Important Entities (ESI), Risk-Based Supervision (SBR), Annual Inspection Plan (PAF), Permanent Inspection, Conduct Adjustment Term (TAC), regulation of the National Monetary Council (CMN), and paragraph 2 of article 22 of Decree 4942/2003. In addition to these mechanisms, a significant methodological change was identified in PREVIC's auditing processes, with Risk-Based Supervision (SBR). This can be considered a turning point in PREVIC's organizational culture, following Recommendation no. 2 of the Complementary Pension Management Board. The SBR reinforces the corporatist and self-behaved sectorial concept. The components demonstrate the objective of maximizing the resources available for the activities of the supervisory authority, while the applied public policy has components of the principles of effectiveness and efficiency in risk management, making it feasible to analyze a large number of information and variables, with investment in intelligence and IT. The TAC, in its doctrinal controversy, demonstrates the political character inserted in a context of rationalization of sanctioning administrative processes, while the intrinsic connection of macroeconomic and financial public policies led by the CMN is a direct ingredient of resource management and internal savings generated by the system.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAPP, Manual de Práticas e Recomendações para Conselheiros e Dirigentes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, 2021. Disponível em https://www.abrapp.org.br/produto/manual-praticas-recomendacoes-conselheiros-dirigentes/ . Acessado em 16/11/2022.

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL SOB ÓTICA DO MODELO INCREMENTAL, VI Encontro Brasileiro de Administração Pública, 2019, disponível em https://ebap.online/ebap/index.php/ebap/viebap/paper/viewFile/342/225

BARROCO, Maria Lucia Silva. O Significado Sócio-histórico dos Direitos Humanos e o Serviço Social. Disponível em: < http://www.cfess.org.br/pdf/maria_lucia_barroco.pdf>. Acesso em: 16 de nov. 2022.

BRASIL, Decreto Nº 4.942, de 30 de dezembro de 2003. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4942.htm . Acessado em 16/11/2022.

BRASIL, Lei complementar n° 109, de 2001. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp109.htm . Acessado em 16/11/2022.

BRASIL, Lei nº 12.154, de 23 de dezembro de 2009. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/L12154.htm . Acessado em 16/11/2022.

CONSELHO DE GESTÃO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, Recomendação MPS/CGPC nº2 de 27 de abril de 2009. Disponível em https://www.abrapp.org.br/legislacao/recomendacao-mps-cgpc-no-2-de-27-04-2009/ . Acessado em 16/11/2022.

CONSELHO DE GESTÃO DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, Resolução CGPC nº 13 de 1º de out. de 2004. Disponível em https://www.gov.br/economia/pt-br/orgaos/entidades-vinculadas/autarquias/previc/regulacao/normas/resolucoes/resolucoes-cgpc/resolucao-cgpc-no-13-de-1o-de-outubro-de-2004.pdf/view . Acessado em 16/11/2022.

CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL, Conselho Monetário Nacional – CMN, 2018. Disponível em https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/cmn . Acessado em 16/11/2022.

CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL, Resolução CMN nº 3.792, de 28 de setembro de 2009. Disponível em https://www.gov.br/economia/pt-br/orgaos/entidades-vinculadas/autarquias/previc/regulacao/normas/resolucoes/resolucoes-cmn/resolucao-cmn-no-3-792-de-28-de-setembro-de-2009-2.pdf/view . Acessado em 16/11/2022.

DICIONÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS / Organizadores: Carmem Lúcia Freitas de Castro, Cynthia Rúbia Braga Gontijo, Antônio Eduardo de Noronha Amabile. Barbacena: EdUEMG, 2012.

DICIONÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, Universidade do Estado de Minas Gerais, 2012, disponível em https://editora.uemg.br/component/k2/item/64-dicionario-de-politicas-publicas-vol-1

ESPING-ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do welfare state. 1991. Disponível em https://www.scielo.br/j/ln/a/99DPRg4vVqLrQ4XbpBRHc5H. Acessado em 16 de nov. de 2022.

GUIA PREVIC DE MELHORES PRÁTICAS ATUARIAIS, disponível em https://www.gov.br/previc/pt-br/publicacoes/guias-de-melhores-praticas/guia-previc-melhores-praticas-atuariais-2022-1-1.pdf

GUIA PREVIC DE MELHORES PRÁTICAS EM FUNDOS DE PENSÃO, disponível em https://www.gov.br/economia/pt-br/orgaos/entidades-vinculadas/autarquias/previc/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias-de-melhores-praticas/melhores-praticas-em-fundos-de-pensao.pdf/view

JUSBRASIL, Previc e Banco Mundial discutem implantação da SBR, 2010. Disponível em https://pndt.jusbrasil.com.br/noticias/2485808/previc-e-banco-mundial-discutem-implantacao-da-sbr . Acessado em 16/11/2022.

JUSBRASIL, Previc recebe sétima missão do Banco Mundial, 2011. Disponível em https://pndt.jusbrasil.com.br/noticias/2692287/previc-recebe-setima-missao-do-banco-mundial . Acessado em 16/11/2022.

MANUAL DE PRÁTICAS E RECOMENDAÇÕES PARA CONSELHEIROS E DIRIGENTES DAS ENTIDADES FECHADAS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR, disponível em https://www.abrapp.org.br/produto/manual-praticas-recomendacoes-conselheiros-dirigentes/#:~:text=O%20Manual%20de%20Pr%C3%A1ticas%20e,Complementar%2C%20a%20alta%20qualifica%C3%A7%C3%A3o%20de

MARTINEZ, Wladimir Novaes, Direito Previdenciário Procedimental, 2007, LTR.

PREVIC, Nota nº 1129/2022/PREVIC. Disponível publicamente em https://www.gov.br/previc/pt-br/canais_atendimento/entidades-sistemicamente-importantes-esi/exercicio-de-2023.pdf/view . Acessado em 16/11/2022.

PREVIC, Relato Integrado, 2019. Disponível em https://www.gov.br/previc/pt-br/publicacoes/relatorio-anual-de-atividades/relato-integrado-previc-2019.pdf . Acessado em 16/11/22.

PREVIC, Resolução PREVIC nº 06, de 23 de março de 2022. Disponível em https://www.gov.br/economia/pt-br/orgaos/entidades-vinculadas/autarquias/previc/regulacao/normas/resolucoes/resolucoes-previc/2022/resolucao-previc-no-6-de-23-de-marco-de-2022.pdf/view . Acessado em 16/11/2022.

PREVIC, Resolução PREVIC nº 4, de 18 de outubro de 2021. Disponível em https://www.gov.br/economia/pt-br/orgaos/entidades-vinculadas/autarquias/previc/regulacao/normas/resolucoes/resolucoes-previc/2021-1/resolucao-previc-no-4-de-18-de-outubro-de-2021.pdf/view#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20o%20enquadramento%20e,ESI)%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acessado em 16/11/2021.

PREVIC, Supervisão Permanente. 2018. Disponível em https://www.gov.br/economia/pt-br/orgaos/entidades-vinculadas/autarquias/previc/supervisao-prudencial/supervisao-permanente/supervisao-permanente.pdf . Acessado em 16 de nov. de 2022.

PREVIC, TAC, 2022. Disponível em https://www.gov.br/previc/pt-br/normas/tac . Acessado em 16/11/22.

RELATÓRIO DE ESTABILIDADE DA PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR - Setembro 2022, disponível em www.previc.gov.br

RESOLUÇÃO PREVIC N° 4, de 18 De Outubro de 2021, disponível em https://www.gov.br/economia/pt-br/orgaos/entidades-vinculadas/autarquias/previc/regulacao/normas/resolucoes/resolucoes-previc/2021-1/resolucao-previc-no-4-de-18-de-outubro-de-2021.pdf/view#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20o%20enquadramento%20e,ESI)%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.

TRINDADE, A.A. Cançado. Direitos Humanos e Meio Ambiente. Porto Alegre: Sérgio Fabris, 1993.

ZANETTI, Tânia Maria.A Efetivação dos Direitos Sociais através das Políticas Públicas. Disponível em: <https://egov.ufsc.br/portal/conteudo/efetiva%C3%A7%C3%A3o-dos-direitos-sociais-atrav%C3%A9s-das-politicas-p%C3%BAblicas>. Acessado em 16 nov. 2022.

Palavras Chaves

seguridade social; Previdência Complementar Fechada; políticas públicas; Superintendência de Previdência Complementar

Downloads

Publicado

26.08.2025

Como Citar

Andre Luis Souza da Silva. (2025). O PAPEL DA FISCALIZAÇÃO NA GARANTIA DA POLÍTICA PÚBLICA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FECHADA. Revista Eletrônica Da OAB-RJ, 33(1). Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/157

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.