A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Mariana Moura de Souza

Palavras-chave:

Consultoria, Pequenas Empresas, Competitividade, Ação da Consultoria

Resumo

Hodiernamente, a consultoria empresarial deve ser entendida como um serviço, o qual busca identificar e fomentar os pontos positivos das organizações, porém, a grande preocupação se concentra em observar/analisar e constatar os fatores/elementos que possa levar ao sucesso empresarial: divulgação de informações concisas para a correta execução das atividades pelos membros da empresa. Em virtude da importância econômica, social e a própria realidade do mundo dos negócios, as empresas de pequeno porte necessitam cada vez mais de profissionais qualificados e estratégia diferenciada, quer dizer, embasamento científico e/ou técnico, a fim de garantir a manutenção, permanência e ascensão dentro de um mercado altamente competitivo. Para alguns empreendedores, a tentativa de transposição das dificuldades geram ainda mais transtornos, o que pode ser solucionado através da consultoria empresarial. O objetivo do trabalho é particularizar sobre a importância, benefícios e as principais práticas da consultoria para este segmento empresarial. Como método de pesquisa, o autor adotou a revisão bibliográfica, uma vez que o citado método permite manusear obras já publicadas por renomados autores, portanto, aprimora o conhecimento, além de abrir oportunidades para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, J. da C. et al. Consultoria empresarial como ferramenta estratégica de desenvolvimento em pequenas empresas. SEGET, 2015. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/32022351.pdf Acesso em: 12 Dez 2021.

CROCCO, L.; GUTTMANN, E. Consultoria empresarial. 2. Ed. Atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2010.

FERRAZ, C. et al. Por que as empresas precisam de ajuda especializada? Revista da ESPM, ano 22, ed. 104, n. 4, p. 41 jul/ago 2016.

JEUNON, E. E. et al. Inteligência competitiva como suporte à estratégia empresarial em micro e pequenas empresas: um estudo na Aerotrópole de Belo Horizonte. Revista Libero Americana de Estratégia, v. 17, n. 1, PP. 93-111, 2018.

LAKATOS, M. E.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LENTZ, A. Ciclo de vida de uma empresa. Santa Catarina, 2015. Disponível em: http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/ciclo-de-vida-de-uma-empresa/ Acesso em: 13 Dez. 2021.

MONTEIRO, J. M.; BARBOSA, J. D. Controladoria empresarial: gestão econômica para as micro e pequenas empresas. RMPE: Campo Limpo Paulista, v. 5, n. 2, p. 38-59, Mai/Ago, 2011.

OLIVEIRA, D. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia, práticas. 13.ed. – São Paulo: Atlas, 2015.

PERÔNICO, C. F. M. O papel da consultoria nas micro e pequenas empresas (MPE): um estudo bibliométrico. Graduação (Administração). UFPB: João Pessoa, 2018.

RIBEIRO, R. E. M.; LEITE, V. M. Gestão do conhecimento e sustentabilidade: aplicações e práticas em uma pequena empresa. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, 2021.

ROCHA JUNIOR, E. de A. et al. Gestão do conhecimento em agência de fomento à pesquisa: proposição de um modelo aplicado. Revista Gestão e Tecnologia, 14 (3), 244-260, 2014.

SEBRAE. Formalização do MEI, 2017. Disponível em: http://www.agenciasebrae.com.br./sites/v/index.jsp?vgnextoid=ea273fc94ee6f510VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default Acesso em: 12 Dez. 2021.

Downloads

Publicado

02.09.2025

Como Citar

Mariana Moura de Souza. (2025). A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/296

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.