A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
Palavras-chave:
Consultoria, Pequenas Empresas, Competitividade, Ação da ConsultoriaResumo
Hodiernamente, a consultoria empresarial deve ser entendida como um serviço, o qual busca identificar e fomentar os pontos positivos das organizações, porém, a grande preocupação se concentra em observar/analisar e constatar os fatores/elementos que possa levar ao sucesso empresarial: divulgação de informações concisas para a correta execução das atividades pelos membros da empresa. Em virtude da importância econômica, social e a própria realidade do mundo dos negócios, as empresas de pequeno porte necessitam cada vez mais de profissionais qualificados e estratégia diferenciada, quer dizer, embasamento científico e/ou técnico, a fim de garantir a manutenção, permanência e ascensão dentro de um mercado altamente competitivo. Para alguns empreendedores, a tentativa de transposição das dificuldades geram ainda mais transtornos, o que pode ser solucionado através da consultoria empresarial. O objetivo do trabalho é particularizar sobre a importância, benefícios e as principais práticas da consultoria para este segmento empresarial. Como método de pesquisa, o autor adotou a revisão bibliográfica, uma vez que o citado método permite manusear obras já publicadas por renomados autores, portanto, aprimora o conhecimento, além de abrir oportunidades para pesquisas futuras.
Downloads
Referências
ALVES, J. da C. et al. Consultoria empresarial como ferramenta estratégica de desenvolvimento em pequenas empresas. SEGET, 2015. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/32022351.pdf Acesso em: 12 Dez 2021.
CROCCO, L.; GUTTMANN, E. Consultoria empresarial. 2. Ed. Atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2010.
FERRAZ, C. et al. Por que as empresas precisam de ajuda especializada? Revista da ESPM, ano 22, ed. 104, n. 4, p. 41 jul/ago 2016.
JEUNON, E. E. et al. Inteligência competitiva como suporte à estratégia empresarial em micro e pequenas empresas: um estudo na Aerotrópole de Belo Horizonte. Revista Libero Americana de Estratégia, v. 17, n. 1, PP. 93-111, 2018.
LAKATOS, M. E.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LENTZ, A. Ciclo de vida de uma empresa. Santa Catarina, 2015. Disponível em: http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/ciclo-de-vida-de-uma-empresa/ Acesso em: 13 Dez. 2021.
MONTEIRO, J. M.; BARBOSA, J. D. Controladoria empresarial: gestão econômica para as micro e pequenas empresas. RMPE: Campo Limpo Paulista, v. 5, n. 2, p. 38-59, Mai/Ago, 2011.
OLIVEIRA, D. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia, práticas. 13.ed. – São Paulo: Atlas, 2015.
PERÔNICO, C. F. M. O papel da consultoria nas micro e pequenas empresas (MPE): um estudo bibliométrico. Graduação (Administração). UFPB: João Pessoa, 2018.
RIBEIRO, R. E. M.; LEITE, V. M. Gestão do conhecimento e sustentabilidade: aplicações e práticas em uma pequena empresa. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, 2021.
ROCHA JUNIOR, E. de A. et al. Gestão do conhecimento em agência de fomento à pesquisa: proposição de um modelo aplicado. Revista Gestão e Tecnologia, 14 (3), 244-260, 2014.
SEBRAE. Formalização do MEI, 2017. Disponível em: http://www.agenciasebrae.com.br./sites/v/index.jsp?vgnextoid=ea273fc94ee6f510VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default Acesso em: 12 Dez. 2021.