O EGRÉGIO TRIBUNAL DO JÚRI: A SOBERANIA DO TRIBUNAL POPULAR E O LIVRE CONVENCIMENTO COMO LIMITE E FUNDAMENTO DA SUA ATUAÇÃO.

Autores

  • Anderson Rodrigues Vieira, Vitória Carolina Carius Cabral de Mello e Esdras Eudes Hesli Medeiros

Palavras-chave:

Júri, Direito Penal, Processo Penal, Constitucional, Filosofia do Direito, História do Direito, Ética

Resumo

Este artigo científico pretende discorrer acerca de uma instituição jurídica, mas também jurisdicional, cuja origem encontra eco longínquo na história. Embora sua realização prática se desenvolva na esfera do direito penal material e processual penal, o instituto possui verdadeira natureza constitucional, atuando na garantia fundamental dos direitos dos cidadãos, indivíduos que formam o próprio do Estado e são a finalidade de sua constituição e funcionamento. Através do Tribunal do Júri, além de terem seus direitos garantidos contra possíveis arbitrariedades da pretensão punitiva estatal, os cidadãos também exercem seu legítimo poder de povo constituído, na promoção do direito e participação da função jurisdicional. E assim o faz, partindo sim de sua subjetividade, mas, que ao invés de macular um autêntico juízo convicto, guarda íntegra sua faculdade mais sagrada, que consiste na retidão de sua livre consciência, que por natureza é comprometida com os verdadeiros ditames da justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

______. ANSANELLI JÚNIOR, Angelo. O tribunal do júri e a soberania dos veredictos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

______. CAMPOS, Walfredo Cunha. Tribunal do Júri – Teoria e Prática. São Paulo: Ed. Atlas, 6ª, 2018.

______. FIGUEIRA, Luiz Eduardo. O Ritual Judiciário do tribunal do Júri. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 2008.

______. GRECO, Rogério. Curso de direito penal: parte especial; Artigos 121 a 212 do código penal. 15ª ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2018.

______. LEONEL, Juliano de Oliveira. Tribunal do Júri: Aspectos Processuais. Florianópolis: Emais Editora, 2ª ed, 2019.

______. MEJIA, Marco Alfredo. Elementos do Júri. Porto Alegre: Ed. Edijur, 2020.

______. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Júri. São Paulo: Ed. Forense, 8ª ed, 2020.

______. PEREIRA, Jose Ruy Borges. Tribunal do Júri: crimes dolosos contra a vida. São Paulo: Saraiva, 1993.

______. RANGEL, Paulo. Tribunal do Jùri: visão histórica, linguística, social e jurídica. São Paulo: Ed. Atlas, 6ª ed, 2018.

______. TUBENCHLAK, James. Tribunal do júri: contradições e soluções. 4ed São Paulo: Saraiva, 1994.

[1] Membro do Grupo de Trabalho do Tribunal do Júri da 3ª subseção de Petrópolis/RJ e Prerrogativas da OAB/RJ, advogado, bacharel em filosofia, Pós-Graduando em Direito e Processo Constitucional e Especialista em tribunal do Júri;

[2] Coordenadora do Grupo de trabalho do Tribunal do Júri da 3ª subseção da OAB Petrópolis/RJ, advogada e Pós-Graduada em Tribunal do Júri;

[3] Coordenador de estudos de políticas antidrogas; membro do Grupo de Trabalho de Tribunal do Júri da 3ª subseção OAB Petrópolis/RJ e Prerrogativas OAB/RJ, ex-pesquisador CNPq, advogado, Pós-Graduando em Direito e Processo Constitucional e Direito Civil e Processo Civil, Especialista em Tribunal do Júri.

Downloads

Publicado

04.09.2025

Como Citar

Anderson Rodrigues Vieira, Vitória Carolina Carius Cabral de Mello e Esdras Eudes Hesli Medeiros. (2025). O EGRÉGIO TRIBUNAL DO JÚRI: A SOBERANIA DO TRIBUNAL POPULAR E O LIVRE CONVENCIMENTO COMO LIMITE E FUNDAMENTO DA SUA ATUAÇÃO. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/347

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.