A Desconstrução do Racismo e o Direito à Cidade

Autores

  • Flávia Helena Santos da Silva

Palavras-chave:

POLÍTICAS URBANA, RACISMO, DIREITO À CIDADE.

Resumo

O artigo aborda o impacto da desigualdade racial e social na construção da cidade do Rio de Janeiro, onde através de pesquisa nas bases: Scielo, banco de teses da Capes e dados do IPEA, IBGE e da ONU, verificou-se que indivíduos negros, em sua maior parte não usufruem o chamado “direito à cidade”, qual seja, habitação, saneamento, transporte, lazer etc. Trata-se de uma revisão bibliográfica especializada e consulta de artigos científicos selecionados do ano de 2015 até 2018. Utilizando -se palavra-chave direito a cidade, racismo e desigualdade sociais. Organizou-se o trabalho originando-se a pesquisa desde a época colonial, com advento da escravidão até as consequências da abolição, perpassando pela República Velha até o processo de urbanização nos dias atuais. O trabalho baseia-se na obra de Henry Lefebvre, que conceituou o direito a cidade como verdadeiro direito à vida com todos os seus desdobramentos, trouxe uma reflexão teórica e visava entender e definir o processo e característica de urbanização, bem como identificar uma maneira democrática desses processos. Através dessas análises, busca-se discutir a importância das políticas públicas urbanas para promover e incluir o acesso dessa população excluída, de maneira a alcançar o direito à cidade em seu sentido amplo, como forma de concretizar o objetivo do Estado Democrático de Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMANAJÁS, R; KLUG, L. Direito à cidade, idades para todos e estrutura sociocultural urbana. In: COSTA, M.A; MAGALHÃES, M.T.Q; FAVARÃO, C.B.(Orgs.) A nova agenda urbana e o Brasil: insumos para a sua construção e desafios a sua implementação. Brasília: Ipea, 2018.

CAFRUNE, M.E.O direito à cidade no Brasil: construção teórica, reivindicação e exercício de direitos. Revista Interdisciplinar de direitos Humanos, Bauru, v.4, n.1, p.185-206, jan-jun, 2016.

CARVALHO, J.M. Cidadania, Estadania e apatia. Jornal do Brasil. 24 de junho de 2001.

______________. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: companhia das letras, 1987.

COSTA, E. V. da. Da Senzala à Colônia. 4. ed. São Paulo: Unesp, 1998.

CRAWFORD, C. O direito à cidade: as origens e a recepção no Brasil. In: A função social da propriedade e o direito à cidade: teoria e prática atual. Texto para Discussão. Brasília: Ipea, 2017.

CURI, R. Finanças municipais, sistema fiscal local e estratégias de desenvolvimento econômico urbano. In: COSTA, M.A; MAGALHÃES, M.T.Q; FAVARÃO, C.B.(Orgs.) A nova agenda urbana e o Brasil: insumos para a sua construção e desafios a sua implementação. Brasília: Ipea, 2018.

DELGADO, M; DELGADO.G. A Reforma Trabalhista no Brasil com os comentários à Lei 13.467/2017. São Paulo: LTR,2017.

EIDE, A. Social rights. In: SMITH, R. K.M.; ANKER, C. van den. The essentials of human rights. Londres: Hodder Arnold,2005.

GORENDER, J. Brasil em Preto & Branco: o passado escravista que não passou. São Paulo: Editora Senac, 2000.

JESUS, L. G. de; COSTA, M. R. Impactos do racismo na subjetividade de indivíduos negros. In: SER Social, Brasília, v.19, n.41, p.314-335 jul-dez/2017.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São paulo: Centauro, 2001.

LOPES, J. R. de L. Desigualdades Jurídicas in Boletim Científico Escola Superior do Ministério público da União), Brasília, ano I, n.5, p.69-86, out-dez, 2002.

MARICATO, E. The recent urban protests in Brazil. 2016. Disponível em: <http://goo.gl/yfVjUF>. Acesso em: 18.nov.2018.

MATIJASCIC, M.; SILVAT.D. Jovens negros: panorama da situação social no Brasil segundo indicadores selecionados entre 1992 e 2012. In: SILVA, E.R.A.; BOTELHO, R.U.(Orgs). Dimensões da experiência juvenil brasileira e novos desafios às políticas públicas. Brasília: Ipea, 2016.

MENEZES, F. C. de. Repensando a funcionalidade do racismo para o capitalismo no Brasil contemporâneo. Libertas, v.13, n.1, 2013.

MOURA, C. Dialética Radical do Brasil Negro. 2.ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2014;

NABUCO, J. O abolicionismo. 6. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

OLIVERA, L.Y.Q DE; BORGES, P.P. O direito à cidade e o desenvolvimento local como base para humanização do espaço urbano. INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v.19, n.4, p.739-755, out./de.2018. DOI: http//dx.doi.org/10.20435/inter.v19i4.1630.

PIOVESAN, F; PIOVESAN L.; SATO, P.K. Ações Afirmativas no Brasil: Desafios e Perspectivas. In: Temas de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2013.

REZENDE, F.C.D.E; MEDINA, E; DINIZ, A.P.S. Direito à cidade: a desigualdade social no Rio de Janeiro na República Velha em um paralelo om o Rio de Janeiro atual. SynThesis Revista Digital FAPAM, Pará de Minas, v.6, n.6, p.107-119, dez.2015.

ROLNIK, R.(Org.). Nosso grande problema não é o déficit de moradia, mas sim o défict de cidade. Sul 21, 20 jun.2016. Disponível em: <http://goo.gl/auMqvC>. Acesso em 21 nov.2018.

SANTOS, C.P. DOS. Elekô: Mulheres Negras na luta por Direito á Moradia Na cidade do rio de Janeiro. Dissertação apresentado para aprovação ao programa de pós-graduação em sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2017.

SEN, A. Desenvolvimento Como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

______. A Ideia de Justiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

WAISELFISZ, J.J. mapa da violência 2014: homicídios e juventude no Brasil. Brasília: Secretaria-Geral da Presidência da República; SNJ/PR; Seppir/PR, 2014. Disponível em:

Downloads

Publicado

18.08.2025

Como Citar

Flávia Helena Santos da Silva. (2025). A Desconstrução do Racismo e o Direito à Cidade. Revista Eletrônica Da OAB-RJ, 30(2). Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/63

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.