A Mediação como Solução de Conflitos Familiares

Autores

  • Danielle Paula de Jesus de Souza

Palavras-chave:

Mediação familiar, Separação, Divórcio, Conflito, Guarda Compartilhada

Resumo

O presente trabalho tem como escopo apresentar a mediação familiar como um campo profissional emergente e bastante utilizada em diversos países. Essa prática social surgiu diante das transformações familiares que caracterizam as sociedades contemporâneas e principalmente do aumento significativo do número de separações e divórcios. Por ser um novo modo de gestão de conflitos interpessoais e utilizado por várias categorias profissionais, como a de psicólogos, assistentes sociais e advogados, vários questionamentos e indefinições estão presentes na sua conceitualização e utilização. Com intuito de melhor esclarecer seus referenciais teóricos, apoiamo-nos nas abordagens da sociologia da família e da sociologia jurídica para desvendar suas principais características e princípios de base.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, D. A. R; PANTOJA, F. M.; PELAJO, S. (Org.). A Mediação no Novo Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

BATTAGLIA, M.C.L. Mediação. Qual a Importância? Psicopedagogia on line. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.com.br >. Acesso em: 23 set. 2017.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 505, 20 de março de 2007. Altera dispositivo do Código Civil para inserir a mediação familiar como recomendação na regulação dos efeitos da separação e divórcio. Disponível em <http://www.2camara.gov.br/proposições>. Acesso em: 29 set. 2017. _________.Constituição da República Federativa. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/>. Acesso em: 29 set. 2017.

CEZAR-FERREIRA, V. A. M. Família, Separação e Mediação – uma visão psicojurídica. (2ª Ed.). São Paulo: Malheiros, 2007.

GROENINGA, G. C.. Mediação interdisciplinar – um novo paradigma. Revista Brasileira de Direito de Família. Porto Alegre, n. 40, v/mar. 2007.

GRUNSPUN, H. Mediação Familiar: o mediador e a separação de casais com filhos. Disponível http://www.revistapsicologia.com.br/materias/entrevistaAutor/mediador_familiar.htm> Acesso em: 20 set. 2017. MORAIS, J. L. B.; SPENGLER, F. M. Mediação e Arbitragem: Alternativas à jurisdição. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

MUSZKAT, M. E. Guia Prático de mediação de Conflitos. São Paulo: Summus, 2005.

PEREIRA, R.C. Direito de Família: uma abordagem psicanalítica. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

ROSA, C. P. Mediação: uma nova alternativa no tratamento dos conflitos familiares Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6116 Acesso em: 20 set. 2017.

SILVA, D. M. P. Mediação e Guarda Compartilhada – Conquistas para a Família. Curitiba: Juruá, 2016.

VASCONCELOS, C. E. Mediação de Conflitos e práticas Restaurativas. Rio de Janeiro: Método, 2017.

VENOSA, S. S. Direito civil. Direito de família. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2003.

Downloads

Publicado

28.10.2025

Como Citar

Danielle Paula de Jesus de Souza. (2025). A Mediação como Solução de Conflitos Familiares. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/684

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.