O CRESCIMENTO DA INFLUÊNCIA DIGITAL E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO INFLUENCER

Autores

  • Dilma Resende

Palavras-chave:

Influenciadores Digitais, Tecnologia, Responsabilidade Civil, Publicidade, Advocacia Disruptiva

Resumo

Nos tornamos uma sociedade eminentemente digital. Mais de metade da população passa horas a fio conectada na Internet. O E-commerce cresceu como nunca dantes esperado, em poucos meses. A importância do Digital Influencer que construiu sua autoridade e tem o poder de influenciar o comportamento das pessoas, se tornou algo para onde nossos olhos jurídicos precisam se volver. Com essa mudança de paradigmas e de mindset com relação a tecnologia, é preciso pensar na segurança, pois do mesmo modo que o seu uso produz experiencias positivas, traz consigo o aumento dos crimes virtuais, clonagens de celulares, pedofilia e outros. Estamos todos expostos e vulneráveis. Mas estamos felizes com a amplitude do mundo, com as possibilidades que esta revolução cibernética está nos proporcionado. Frente a este enfrentamento, a necessidade de pensarmos a advocacia com Inovação, abraçando a Tecnologia como uma aliada forte em nosso dia a dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

(FERNANDES NETO, Guilherme. Direito da Comunicação Social. São Paulo: Revista dos Tribunais LTDA, 2004, p. 222)

(GONÇALVES, Carlos Roberto. Responsabilidade Civil. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 54.)

BRASIL. Código de Defesa do Consumidor (1990). Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8078.htm. Acesso em: 11 set. 2020.

CONAR, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Disponível em: www.conar.org.br. acesso em: 21 set. 2020.

MARQUES, Cláudia Lima, Contratos no Código de Defesa do Consumidor, 2002. p. 320.

NUNES, Luis Antonio Rizzatto. Comentários ao Código de Defesa do Consumidor: direito material (arts. 1º a 54). São Paulo: Saraiva. 2000.

PAGBRASIL. Disponivel em: https://www.pagbrasil.com/pt-br/insights/brasil-os-numeros-do-relatorio-digital-in-2020/. Acesso em: 24 set. 2020.

Downloads

Publicado

26.08.2025

Como Citar

Dilma Resende. (2025). O CRESCIMENTO DA INFLUÊNCIA DIGITAL E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO INFLUENCER. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/232

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.