UMA ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE PAÍSES LATINO-AMERICANOS SOBRE LINKS PATROCINADOS, VIOLAÇÃO MARCARIA E ATOS DE CONCORRÊNCIA DESLEAL: BRASIL, ARGENTINA, COLÔMBIA, CHILE E PERU

Autores

  • Raphael Ricci Portella

Palavras-chave:

Marca, Link patrocinado, Internet, Economia digital, América Latina

Resumo

A evolução tecnológica permitiu a digitalização da economia, nos apresentando novas formas e comportamentos comerciais que geram desafios semelhantes nos sistemas jurídicos latino-americanos. Dentre eles, destaca-se a utilização de marca registrada de terceiro como palavras-chave de links patrocinados. Através de uma pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, o objetivo do presente trabalho é analisar se, e como, os Tribunais de alguns países latino-americanos – especificamente do Brasil, da Argentina, da Colômbia, do Chile e do Peru – vêm enfrentando o problema, investigando se há uma possível homogeneidade no tratamento. Apresentaremos a evolução das plataformas digitais de busca e o funcionamento dos links patrocinados que utilizam palavras-chave, a importância da proteção marcaria na economia digital e, por fim, investigaremos como os Tribunais dos países supramencionados estão enfrentando o tema. O estudo nos permitirá concluir – através do método lógico-dedutivo – se há uma semelhança de tratamento do tema, o que, em caso de resposta negativa, pode se apresentar como prejudicial para o desenvolvimento econômico dos países em desenvolvimento já citados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Denis Borges. Do Direito de Marcas: uma perspectiva semiológica. 2007. Disponível em: < https://www.dbba.com.br/wp-content/uploads/do-direito-das-marcas.pdf>, acessado em 01 de agosto de 2023. p. 15, nota 29.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. EDcl no REsp n. 1.606.781/RJ, relator Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, Terceira Turma, julgado em 13/12/2016, DJe de 2/2/2017. Distrito Federal, 2016.

_____. Superior Tribunal de Justiça. REsp n. 1.937.989/SP, relator Ministro Luis Felipe Salomão, Quarta Turma, julgado em 23/8/2022, DJe de 7/11/2022. Distrito Federal, 2022.

_____. Superior Tribunal de Justiça. AgInt no REsp n. 1.982.872/SP, relator Ministro Marco Buzzi, Quarta Turma, julgado em 24/10/2022, DJe de 27/10/2022. Distrito Federal, 2022.

BRIN, Sergey; PAGE, Lawrence. The anatomy of a large-scale hypertextual web search engine. Computer networks and ISDN systems, v. 30, n. 1-7, p. 107-117, 1998.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 24ª edição. Rio de Janeiro: Editora Paz&Terra. 2022. p.100-107.

EMERY, Miguel Ángel. Propriedad intelectual, 2ª ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Astrea, 2019.

FORMOSO, Paula da Rocha e Silva. Links patrocinados–concorrência e comércio eletrônico–análise jurisprudencial das Câmaras Reservadas de Direito Empresarial. In: Cadernos Jurídicos, ano 21, nº 53, Janeiro-Março/2020, São Paulo, p. 23-33

FRAGOSO, Suely. Quem procura, acha? O impacto dos buscadores sobre o modelo distributivo da World Wide Web. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, v. 9, n. 3, 2007. p. 3-7.

FRANKLYN, David J.; HYMAN, David A. Trademarks as search engine keywords: Much ado about something. Harv. JL & Tech., v. 26, p. 481, 2012.

GANTOIS, Simone Menezes; DE OLIVEIRA ROSA, Marcus Paulus. Links patrocinados e a prática de concorrência desleal. Revista Semestral de Direito Empresarial, v. 16, n. 31, p. 167-211, 2022.

GARCÍA-CAMPO, Viviana Eugenia. Publicación marcaria por Internet en Colombia. 2019.

GROSSKURTH, Alan; GODFREY, Michael W. Architecture and evolution of the modern web browser. Preprint submitted to Elsevier Science, v. 12, n. 26, p. 235-246, 2006.

Harvard Law Review. “Trademark Law: Google France SARL v. Louis Vuitton Malletier SA.” Harvard Law Review, vol. 124, no. 2, 2010, pp. 648–655.

HERMOSILLA, Andrés. Google en Chile: La problemática de Google Adwords analizada a la luz de la Ley de Competencia Desleal. Revista Chilena de Derecho y Tecnología, v. 4, n. 1, 2015.

LANDES, William M.; POSNER, Richard A. Trademark law: an economic perspective. The Journal of Law and Economics, v. 30, n. 2, p. 266, 1987.

LUSKI, Gisela Martina. El uso de marcas ajenas en publicidad on-line. Revista Iberoamericana de la Propiedad Intelectual, n. 7, 2016.

PORTELLA, Raphael Ricci. Evolução da jurisprudência do STJ sobre os links patrocinados, violação marcaria e ato de concorrencial desleal. Revista dos Tribunais, v. 1061, mar. 2024. P. 157-172.

RAMÓN, Amira Lihué Zajur. Responsabilidad civil en Internet por el uso de marcas en la publicidad. República y Derecho, v. 5, n. 5, p. 1-31, 2020.

ROGERS, Edward S. Some Historical Matter Concerning Trade-Marks. Michigan Law Review, v. 9, n. 1, p. 29-43, 1910.

SILVA, Anderson Moraes de CASTRO E.; PIRES, Carlos Maurício; ARDISSONE, Albuquerque. Marcas negadas por ofenderem a moral e os bons costumes: um estudo de caso. 2015.

SOSA, Alex. Uso de marcas de terceros competidores en Google ads sin autorización en el Perú¿ infracción marcaria o acto de competencia desleal?. Derecho & Sociedad, n. 54, p. 151-166, 2020.

TAN, Ashley. Google AdWords: trademark infringer or trade liberalizer. Mich. Telecomm. & Tech. L. Rev., v. 16, 2009. p. 473.

VAZ E DIAS, José Carlos; DA SILVA SANT'ANNA, Leonardo; FRAZÃO KELLER, Gabriel Muller. Novos horizontes negociais nas plataformas digitais: a concorrência desleal sob a prática do geo-blocking e geopricing. Quaestio Iuris (QI), v. 13, n. 4, 2020.

WIPO. World Intelectual Property Organization. Criando uma marca: uma introdução às marcas para pequenas e médias empresas. 2019. p. 8. Disponível em: <https://www.wipo.int/edocs/pubdocs/pt/wipo_pub_900_1.pdf>, acessado em 27 de julho de 2023.

ZEBULUM, JOSÉ CARLOS. Introdução às marcas. PROPRIEDADE INDUSTRIAL, p. 216, 2007.

[1] Doutorando em Direito pela UERJ, linha Empresa e Atividades Econômicas. Integrante do grupo de pesquisa Empresa e Atividade Econômica da UERJ. Presidente da Comissão de Direito da Concorrência da OAB/RJ-Barra da Tijuca. Advogado e Professor. raphael@portellaadvogados.com

Downloads

Publicado

04.09.2025

Como Citar

Raphael Ricci Portella. (2025). UMA ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE PAÍSES LATINO-AMERICANOS SOBRE LINKS PATROCINADOS, VIOLAÇÃO MARCARIA E ATOS DE CONCORRÊNCIA DESLEAL: BRASIL, ARGENTINA, COLÔMBIA, CHILE E PERU. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/354

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.