O IMPACTO DO PAGAMENTO POR PIX NA VIDA FINANCEIRA DOS CONSUMIDORES HIPER VULNERÁVEIS.

Autores

  • VIVIANE DE MATTOS MACHADOS BRITO

Palavras-chave:

Consumidores, Pix, Hipervulneráveis

Resumo

O impacto que os pagamentos por pix trazem na vida financeira dos consumidores, esse novo meio de pagamento pode ser considerado como um facilitador no momento de realizar compra de produtos ou serviços, e ao mesmo tempo pode ser extremamente prejudicial se não for utilizado com cautela, tanto por quem envia o pix, quanto por quem recebe. O objetivo do artigo é expor informações sobre esse meio de pagamento afim de alertar os hipervulneráveis, os vulneráveis e até mesmo os cidadãos para que não caiam em armadilhas de golpistas ou em transações financeiras que venham a prejudicar a sua vida financeira e até mesmo a sua saúde mental, eis que quando há perda de valores, há um abalo significativo com os consumidores. Nesse sentido buscamos a mudança de mentalidade do Consumidor para que ele entenda que estamos tentando protege-lo através da educação, transformando o nosso País em um mundo onde os consumidores vão poder consumir de forma segura e responsável. Para tal será utilizada uma metodologia de análise em livros, estudos e jurisprudências. O intuito ao fim da leitura é que o consumidor ou operador do Direito esteja orientado quanto as boas práticas nas relações de consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Lei nº 8078/1990, de 11de setembro de 1990.Código de Defesa do Consumidor Presidência da República;

Schmitt, Cristiano Heineck. Consumidores Hipervulneráveis: a proteção do idoso no mercado de consumo / Cristiano Heineck Schmitt. – São Paulo: Atlas, 2014.

MIRAGEM, Bruno. Curso de direito do consumidor. 8ª ed. São Paulo: RT, 2019, p. 55 e ss.

OAB-RJ. Comissão de Defesa do Consumidor da OABRJ formula projeto de lei contra discriminação nas relações de consumo. 2024.

Downloads

Publicado

05.09.2025

Como Citar

VIVIANE DE MATTOS MACHADOS BRITO. (2025). O IMPACTO DO PAGAMENTO POR PIX NA VIDA FINANCEIRA DOS CONSUMIDORES HIPER VULNERÁVEIS. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/374