GEOPOLÍTICA E O PAPEL DO ESTADO NA SOCIEDADE INTERNACIONAL
Palavras-chave:
Estado, Geopolítica, Sociedade InternacionalResumo
O tema deste artigo é o papel do Estado na geopolítica e sua relação com atores internacionais. O objetivo é analisar a importância do Estado na sociedade internacional e examinar os desafios enfrentados nesse cenário em constante evolução. Primeiramente, contextualiza-se o conceito de geopolítica e sua relação com a sociedade internacional. Posteriormente, aborda-se os conceitos-chave da geopolítica, explorando ideias relacionadas ao poder, território e influência estatal. Em termos metodológicos, emprega-se uma abordagem teórica analítica, embasada em revisão bibliográfica. Conclui-se acerca do multifacetado e complexo papel do Estado neste recorte.
Downloads
Referências
CABRAL, Severino Bezerra. Brasil megaestado: Nova ordem mundial multipolar. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.
GÓES, Guilherme Sandoval. A evolução do pensamento norte-americano a partir da fragmentação nuclear e seus reflexos no Brasil. Revista Marítima Brasileira. Rio de Janeiro, v. 121, n. 04/06, abr./jun. 2002.
HUNTINGTON, Samuel. O Choque de Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1998.
IRTI, Natalino. Geodireito. Tradução de Alfredo Copetti Neto e André Karan Trindade. Conferência sobre biodireito e geodireito. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Trad. de João Baptista Machado. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de direito internacional público, vol. I, 13. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
SARMENTO, Daniel. Os direitos fundamentais nos paradigmas liberal, social e pós-social - (pós-modernidade constitucional?). FERRAZ Jr., Tércio Sampaio (Coord.). Crises e desafios da Constituição brasileira. Rio de Janeiro, 2002.
[1] Doutora em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo (URI). Mestra em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) Bacharela em Direito pela UNIJUÍ. Licenciada em Filosofia pela FAVENI. Professora de Direito Adjunta A, lotada no Departamento de Ciências Contábeis, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Advogada licenciada. E-mail: biancastrucker@hotmail.com.
[2] Estagiário de Pós-Doutorado em Administração pelo PPGA da ATITUS Educação. Doutor em Direito - Direitos Especiais (URI), Mestre em Direito - Direitos Humanos (UNIJUÍ), Bacharel em Administração (UNIBF), Direito (UNIJUÍ) e Teologia (UNICESUMAR), Licenciado em Ciências Sociais (ETEP), Filosofia (FAERPI), Geografia (ETEP), História (ETEP) e em Pedagogia (EDUCA+). Professor efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). E-mail: gabrielmacalai@live.com.br.
[3] Termo frequentemente utilizado para designar os avanços tecnológicos advindos da Terceira Revolução Industrial e que reverberaram na difusão de um ciberespaço, um meio de comunicação instrumentalizado pela informática e pela internet.