PRERROGATIVAS ÉTICAS E INÍCIO DA ADVOCACIA: OS DESAFIOS E LIMITES ÉTICOS NO PRINCÍPIO DA CARREIRA DA JOVEM ADVOCACIA.

Autores

  • Lívia Madeira Pinto e Lorena Miranda de Sá Campelo

Palavras-chave:

Jovem advocacia, Limites de prerrogativa, Redes sociais, Barreiras éticas, Desconhecimento do estatuto, Início de carreira

Resumo

O presente artigo visa abordar a dificuldade e as barreiras encontradas entre os primórdios da carreira do jovem advogado e advogada e as prerrogativas essenciais que asseguram a atuação autônoma. Isso porque, para a jovem advocacia, os desafios de compreender e respeitar essas prerrogativas são intensificados pela falta de experiência e pela busca precoce por destaque no mercado. O desconhecimento e a violação dessas normas podem resultar em sanções éticas e disciplinares. Além disso, o uso inadequado das redes sociais para autopromoção tem se tornado uma armadilha comum, levando muitos a infringirem regras relativas à publicidade da advocacia. Assim, esse artigo visa destacar o desafio prático do jovem advogado e advogada, na busca por ascensão na carreira, onde o mercado acaba por proporcionar ardis que lhe expõe, sobremaneira, ao cometimento de infrações éticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Lei nº. 8.906, de 4 de julho de 1994. Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Brasília, DF, 1994. ______.

Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Resolução nº 02/2015. Aprova o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Brasília: DF, 2015. Disponível em Acesso em: 15 out 2021. ______.

Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Provimento nº. 205/2021. Dispõe sobre a publicidade e a informação da advocacia. Disponível em . Acesso em 10 out. 2021. BERTOZZI. Marketing Jurídico: A nova guerra dos advogados. 5 ed. Curitiba-PR: Juruá, 2006.

BERTOZZI, Rodrigo; BUCCO, Renata. Marketing Jurídico: O Poder das Novas Mídias & Inteligência Artificial. 2ª edição. Curitiba-PR: Juruá, 2017.

MENDONÇA, Letícia Freitas de. Publicidade jurídica tradicional e digital: sua utilização pelos advogados e escritórios de advocacia através de ferramentas de marketing sem configuração de mercantilização. Orientador: Maria Edelvacy Pinto Marinho. 2019. 20 p. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasília-DF, 2019. Disponível em: Acesso em: 20 out. 2024.

BIGOLIN, P. R. DE S. B. Marketing Na Advocacia e o Problema da Publicidade. Revista De Direito, v. 2, nº 1, 5 dez. 2017. ZANOTELLI, Francine. Marketing Jurídico: Estratégias De Relações Públicas Aplicadas Ao Advogado. Orientador: Prof. Me. Sandro Luís Kirst. 2016. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Comunicação com Habilitação em Relações Públicas) - Centro Universitário UNIVATES, Lajeado/TO, 2016. Disponível em: Acesso em: 23 nov. 2021.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Principais dúvidas sobre a publicidade na advocacia: Entendendo o Provimento 205/2021. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2024.

Downloads

Publicado

05.09.2025

Como Citar

Lívia Madeira Pinto e Lorena Miranda de Sá Campelo. (2025). PRERROGATIVAS ÉTICAS E INÍCIO DA ADVOCACIA: OS DESAFIOS E LIMITES ÉTICOS NO PRINCÍPIO DA CARREIRA DA JOVEM ADVOCACIA. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/426

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.