DIREITOS E DEVERES DOS CONSUMIDORES NO SETOR DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Saneamento básico, serviço de água e esgoto, direito do consumidor, multiplicação dos mínimosResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os direitos e deveres mais básicos que o consumidor do setor de água e esgotamento sanitário possui junto às concessionárias que cuidam deste serviço no estado do Rio de Janeiro, expondo também as obrigações das empresas que desempenham este trabalho, bem como, mostrar a aplicação do Código de Defesa do Consumidor dentro dessa relação de consumo. Abstract thisarticleaimstopresentthemostbasicrightsanddutiesthatconsumers in thewaterandsewage sector havewiththeconcessionairesthat take careofthisservice in thestateof Rio de Janeiro, alsoexposingtheobligationsofthecompaniesthatperformthiswork, as wellas , show theapplicationoftheConsumerProtectionCodewithinthisconsumerrelationship.Keywords: basicsanitation, waterandsewageservices, consumerrights, multiplication ofminima.Downloads
Referências
Código de Defesa do Consumidor, https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm - acesso em 24/11/2023. Lei 8.987 de 13 de fevereiro de 1995 - https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8987cons.htm (acesso em 12/12/2023).
Regulamento dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, https://www.agenersa.rj.gov.br/sites/agenersa/files/arquivos_paginas_basicas/regulamentosdeservicos_igua_riomais_aguasdorio.pdf - acesso em 24/11/2023.
21 Artigo 14 §3 do Regulamento de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário - homologado pela AGENERSA
ANEXO 1 (https://www.agenersa.rj.gov.br/ - acesso em 12/12/2023).