A ATUAL REINVENÇÃO DO ENSINO E DA PESQUISA JURÍDICA NA FACULDADE NACIONAL DE DIREITO: uma análise acerca dos projetos de pesquisa da Nacional

Autores

  • Isabela Alves de Carvalho, Isabelly de Jesus Farias, Karina Braga do Almo, Larissa Eliza Pereira Tavares, e Letícia Lessa Rodrigues Pereira

Palavras-chave:

Educação, Pesquisa Jurídica, Faculdade Nacional de Direito, Epistemologia, Pensamento Crítico

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de analisar como a Faculdade Nacional de Direito (FND) reinventa seus modos de ensino a partir de projetos pedagógicos que ultrapassam as formalidades tradicionais de um curso de direito. Percebe-se que há uma tentativa de garantir uma educação plural e completa, que considere raça, classe, gênero, bem como outras questões atuais, para a formação de seus alunos. A Faculdade Nacional de Direito conta hoje com mais de 30 (trinta) grupos de pesquisas dentre diversas disciplinas e temas que visam justamente assegurar a reinvenção do ensino jurídico atual. Há uma tentativa de romper barreiras epistemológicas ao tratar de temas muitas vezes marginalizados pela comunidade científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.

SCHIEFLER, Gustavo. Pesquisa Científica Jurídica - Limites E Perspectivas. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 22 Mai. 2008.

SENKEVICS, Adriano Souza e MELLO, Ursula Mattioli. O PERFIL DISCENTE DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MUDOU PÓS-LEI DE COTAS?. Cadernos de Pesquisa [online]. 2019, v. 49, n. 172 [Acessado 5 Outubro 2021] , pp. 184-208. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/198053145980>. Epub 10 Jul 2019. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053145980.

SOBRINHO, José Dias. Universidade Fraturada: reflexões sobre conhecimento e responsabilidade social. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, p. 581-601, novembro de 2015.

Notas:

[1] *Isabela Alves de Carvalho é graduanda em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; Membro do grupo de pesquisa em Direito Econômico, Propriedade Intelectual e Sustentabilidade (DEPIS); Estagiária na 27a Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ); Foi monitora bolsista de Economia Política.

**Isabelly de Jesus Farias é graduanda em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; Membro do Grupo de Direito Econômico, Propriedade Intelectual e Sustentabilidade (DEPIS); Atualmente, encontra-se realizando intercâmbio de Estudo e Trabalho nos Estados Unidos.

***Karina Braga do Almo é graduanda em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; Assistente Jurídica no escritório de advocacia Barbosa Müssnich Aragão (BMA); Membro do Grupo de Direito Econômico, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Sustentável (DEPIS); Membro do Center for M&A Studies (CM&A).

****Larissa Eliza Pereira Tavares é graduanda em Direito pela UFRJ, monitora bolsista de Métodos e Técnicas de Pesquisa e, atualmente, integrante do grupo Direito Econômico, Propriedade Intelectual e Sustentabilidade. Foi pesquisadora PIBIC de políticas públicas e teve experiência com iniciação científica júnior em Filosofia Política.

*****Letícia Lessa Rodrigues Pereira é graduanda em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; Membro do Grupo de Direito Econômico, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento Sustentável (DEPIS); Atualmente, é estagiária na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ).

[2] Como, por exemplo, o curso de Introdução aos Estudos Jurídicos Críticos (Critical Legal Studies). Disponível em: https://doity.com.br/cls.

[3] O projeto tem se engajado em trazer para o debate da teoria do direito no Brasil, autores, teorias e perspectivas conscientes de raça, gênero, classe e sexualidade. O dossiê “Estudos Jurídicos Críticos” na revista Direito & Praxis é resultado desse esforço, trazendo publicações e traduções inéditas de trabalhos fundamentais para os estudos críticos no direito (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/issue/view/2462/showToc).

Downloads

Publicado

22.09.2025

Como Citar

Isabela Alves de Carvalho, Isabelly de Jesus Farias, Karina Braga do Almo, Larissa Eliza Pereira Tavares, e Letícia Lessa Rodrigues Pereira. (2025). A ATUAL REINVENÇÃO DO ENSINO E DA PESQUISA JURÍDICA NA FACULDADE NACIONAL DE DIREITO: uma análise acerca dos projetos de pesquisa da Nacional. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/491

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.