FEMWASHING: A DESVANTAGEM EXCESSIVA DA CONSUMIDORA
Palavras-chave:
Pink Tax, Washing, Direito do Consumidor, Desigualdade de Gênero, Responsabilização Jurídica, FemWashingResumo
SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO:
2. DESENVOLVIMENTO
2.1.1. Principais Tipos de Washing.
2.1.2. Impactos do Washing nas Relações de Consumo.
2.2. Responsabilidade Legal das Empresas.
2.3 A Pink Tax como Manifestação Específica do Washing.
2.4. A Pink Tax como Forma de Femwashing
2.5. Impactos Sociais e Econômicos
2.6. Violação aos Direitos do Consumidor.
2.8. Propostas de Políticas Públicas e Legislação Futura.
2.8.1. Projetos Federais.
2.8.2. Projetos Estaduais.
2.8.3. Criação de Mecanismos de Fiscalização Efetiva.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS:
Agencia Gov.BR Disponível em:
https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202403/brasil-e-pioneiro-na-elaboracao-de-relato
rio-que-mostra-desigualdades-salariais-entre-mulheres-e-homens
Ahmad, F et al. Brand activism and the consequence of woke washing, Journal of
Business Research, Volume 170, January 2024.
ANDREOLI, T.P. & NOGUEIRA. A.C.V. Falsos discursos mercadológicos:
Greenwashing X Bluewashing. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração.
Rio de Janeiro, v. 15, n.2, abr-jun 2021, pp. 69 – 87.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria.
Rio de Janeiro: Jorge Zahabr Ed., 2008,p.20) Disponível em:
17
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6986707/mod_resource/content/3/BAUMAN_
Z_Vida_Para_Consumo.pdf
Bernardino, P. (2021). Responsible CSR Communications: Avoid" Washing" Your
Corporate Social Responsibility (CSR) Reports and Messages. Journal of Leadership,
Accountability & Ethics, 18(1).
Boiral, O., Heras-Saizarbitoria, I., & Testa, F. (2017). SA8000 as CSR-washing? The
role of stakeholder pressures. Corporate Social Responsibility and Environmental
Management, 24(1), 57e70.
Costa, José Eduardo da. O artigo 39, X, do Código de Defesa do Consumidor: “não
estamos mais no Kansas1” Disponível em:
https://www.tjsp.jus.br/download/EPM/Publicacoes/ObrasJuridicas/cdc7.pdf?d=636680
533763406696
De Freitas Netto et al. Concepts and forms of greenwashing: a systematic review
Enviromentaln Sciences Europe, (2020) 32:19
FERNANDEZ, Brena; EHLERS, Ana Cristina. Pink Tax: por que elas pagam mais
do que eles? Uma interpretação à luz da Economia Feminista. 1. ed. [S. l.]: Editora
Peregrinas, 2022. E-book. Disponível em: https://a.co/d/j2ISSyF
KAŹMIERCZAK, M. A Literature review on the difference between CSR and ESG.
Scientific Papers of Silesian University of Technology. Organization and
Management Series No. 162, 2022.
LISTON-HEYES, C., & NEOKLEUS, E. Gender-based pricing in the hair dressing
industry. Journal of Consumer Policy, Dordrecht, v. 23, p. 107-126. 2000. Disponível
em: https://www.researchgate.net/publication/226393059_Gender-
Based_Pricing_in_the_Hairdressing_Industry.
MALONEY, C.B The Pink Tax – How Gender-Based Pricing Hurts Women’s Buying
Power. Washington, DC: Joint Economic Committee, United States Congress, 2016.
Disponível em:
https://www.jec.senate.gov/public/_cache/files/8a42df04-8b6d-4949-b20b-6f40a326db9
e/the- pink-tax---how-gender-based-pricing-hurts-women-s-buying-power.pdf
18
MANZANO-ANTÓN, Roberto; MARTINEZ-NAVARRO, Gema;
GAVILAN-BOUZAS, Diana. Gender identity, consumption and price discrimination.
Revista Latina de Comunicación Social, n. 73, p. 385-400, 2018.
MARIANO, F. Taxa Rosa. São Paulo: Escola Superior de Propaganda e Marketing,
2018. Disponível em:
https://static.poder360.com.br/2018/07/TAXA-ROSA-GENERO-1.pdf Acesso em 6 de
maio de 2024.
MARTIN, Um. Et al. Punishing the good? How to minimize an unfair CSR-washing
label. Business Horizons, 2024, 67, 199 – 207.
MAYOR, Bill de Blasio; COMMISSIONER, Julie Menin. From Cradle to Cane: The
Cost of Being a Female Consumer: A Study of Gender Pricing in New York City;
Disponível em:
https://www.nyc.gov/assets/dca/downloads/pdf/partners/Study-of-Gender-Pricing-in-N
YC.pdf
MUNHOZ, Isadora Sordi. Greenwashing e Publicidades Abusivas: Aspectos Sob a
Luz da Responsabilidade Civil, Direito do Consumidor e Implicações para
Ambiental Empresarial. Disponível em:
file:///C:/Users/rosinea%20lopes/Downloads/168+n9+FOCO.pdf
NORONHA, Ana Luiza Silva; CHRISTINO, Juliana Maria Magalhaes; FERREIRA,
Frederico Leocádio. Oportunismo do Mercado, Precificação, Discriminação e Gênero:
uma Revisão Sistemática sobre o Pink Tax. XLIV ENCONTRO DA ANPAD, 2020.
SILVA, L. M. L. O fenômeno pink tax como sintoma de um sistema tributário
excludente. Virtuajus, v. 9, n. 16, p. 210-223, 26 jun. 2024.