FEMWASHING: A DESVANTAGEM EXCESSIVA DA CONSUMIDORA

Autores

  • Tamires Luzia Lopes Coelho Mendes
  • José Mauro Gonçalves Nunes

Palavras-chave:

Pink Tax, Washing, Direito do Consumidor, Desigualdade de Gênero, Responsabilização Jurídica, FemWashing

Resumo

SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO:
2. DESENVOLVIMENTO
2.1.1. Principais Tipos de Washing.
2.1.2. Impactos do Washing nas Relações de Consumo.
2.2. Responsabilidade Legal das Empresas.
2.3 A Pink Tax como Manifestação Específica do Washing.
2.4. A Pink Tax como Forma de Femwashing
2.5. Impactos Sociais e Econômicos
2.6. Violação aos Direitos do Consumidor.
2.8. Propostas de Políticas Públicas e Legislação Futura.
2.8.1. Projetos Federais.
2.8.2. Projetos Estaduais.
2.8.3. Criação de Mecanismos de Fiscalização Efetiva.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

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Biografia do Autor

Tamires Luzia Lopes Coelho Mendes

Advogada, membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RJ, pós-graduada em Direito
Médico e Penal, pela Faculdade UniBF- União Brasileira de Faculdades.

José Mauro Gonçalves Nunes

Vice-Diretor do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (IFHT/UERJ), Professor Convidado do Mestrado Executivo em Gestão
Empresarial da EBAPE/FGV.

Referências

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Publicado

30.09.2025

Como Citar

Tamires Luzia Lopes Coelho Mendes, & José Mauro Gonçalves Nunes. (2025). FEMWASHING: A DESVANTAGEM EXCESSIVA DA CONSUMIDORA. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/590

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