EXECUÇÕES FISCAIS E MORATÓRIA TRIBUTÁRIA NA PANDEMIA
Palavras-chave:
Direito Tributário, execuções fiscais, moratória tributária, tributação, pandemia e tributosResumo
A pandemia do coronavírus tem feito o mundo flexibilizar as relações jurídicas e dentre estas não está excluído o âmbito tributário. Neste âmbito, as execuções fiscais constituem a forma mais grave de cobrança da dívida ativa e que acabam por asfixiar as pessoas jurídicas contribuintes no novo cenário de crise mundial, demandando dos entes tributantes um tratamento sensível a estas, sob pena de sofrermos todos um colapso econômico que pode custar muito mais do que um mero débito fiscal. Medidas concernentes à moratória tributária, que têm figurado no quadro pandêmico afiguram-se como assertivas, porém não suficientes ao que tudo indica; o Fisco deve abster-se de práticas que levem as empresas a inundarem o Judiciário figurando como rés em execuções fiscais oriundas deste período turbulento. Sem a pretensão de esgotar o tema, este artigo destina-se a transcorrer brevemente sobre moratória tributária e as execuções fiscais ajuizadas nesta época específica, que podem levar, por sua vez a prejuízos ao desenvolvimento econômico e social como
Downloads
Referências
Fonte: Tozzine Freire Advogados. Atualizado até 22/04/2020 às 12h15. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS FECOMÉRCIO SP. Medidas tributárias na pandemia de coronavírus. Disponível em: https://lab.fecomercio.com.br/wp-content/uploads/2020/04/ebook-gestao-tributaria_final.pdf. Acesso em: 16/05/2020.
FRANCO, Marcelo Veiga. A cobrança extrajudicial de dívida ativa como meio de enfrentamento do “gargalo” das execuções fiscais. Revista CNJ, Brasília, DF, v. 3, n. 1, p. 65-73, jan.-jun. 2019.
INSPER. Países adotam medidas tributárias para combater a crise econômica deflagrada pela Covid-19. Disponível em: https://www.insper.edu.br/conhecimento/politicas-publicas/paises-adotam-medidas-tributarias-para-combater-a-crise-economica-deflagrada-pela-covid-19/. Acesso em 17/05/2020.
LACERDA, Adriana. Execução fiscal e parcelamento em tempos de covid-19: como as empresas devem entender a (in)coerência das medidas da PGFN e atuar nesse cenário? Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/326342/execucao-fiscal-e-parcelamento-em-tempos-de-covid-19-como-as-empresas-devem-entender-a-in-coerencia-das-medidas-da-pgfn-e-atuar-nesse-cenario. Acesso em: 17/05/2020.
REVISTA CONSULTOR JURÍDICO. Moratória tributária durante a pandemia é tendência mundial. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-abr-10/moratoria-tributaria-durante-pandemia-tendencia-mundial. Acesso em 17/05/2020.
HARADA, Kiyoshi. Revista Consultor Jurídico. O cenário tributário pós-pandemia de Covid-19. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-abr-23/kiyoshi-harada-cenario-tributario-pos-pandemia. Acesso em 17/05/2020.
REVISTA CONSULTOR JURÍDICO. Por Covid-19, juiz suspende cobrança de impostos e contribuições sociais de empresa. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-abr-19/juiz-suspende-cobranca-impostos-contribuicoes-sociais-empresa. Acesso em: 17/05/2020.
TOZZINI FREIRE ADVOGADOS. Medidas na área tributária para enfrentar a crise criada pelo coronavírus. Disponível em: https://tozzinifreire.com.br/boletins/covid-19tributario-medidas-na-area-tributaria. Acesso em: 16/05/2020. Dados da Autora: [1] Valéria Reis Gravino - Advogada, MBA em Direito Tributário e em Gestão & Business Law; certificada pela Harvard/Edx e por suas práticas jurídicas pelo Instituto Innovare. Professora e autora do livro "A responsabilidade tributária do sócio na execução fiscal", entre outras obras. Membro da Academia de Letras do Brasil.