A CRIANÇA AUTISTA E O NECESSÁRIO DIAGNÓSTICO ADEQUADO VISANDO A INCLUSÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Adriana Dias Teixeira

Palavras-chave:

Autismo, Diagnóstico precoce, Inclusão escolar, Educação inclusiva, Direitos da criança

Resumo

O artigo aborda a relevância do diagnóstico precoce e preciso do Transtorno do Espectro Autista (TEA) como instrumento essencial para o desenvolvimento da criança e sua inclusão no ambiente escolar. Discute as características do autismo, a importância da atuação multidisciplinar e o papel da família no processo de adaptação social e educacional. Destaca o arcabouço legal que garante direitos fundamentais aos autistas, como acesso à educação inclusiva, acompanhamento especializado e proteção contra discriminação. Conclui que, embora haja avanços legislativos significativos, a efetivação da inclusão depende da preparação das escolas, da atuação de mediadores quando necessário e da plena aplicação das políticas públicas.

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Referências

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Publicado

05.09.2025

Como Citar

Adriana Dias Teixeira. (2025). A CRIANÇA AUTISTA E O NECESSÁRIO DIAGNÓSTICO ADEQUADO VISANDO A INCLUSÃO EDUCACIONAL. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/335

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