RELAÇÕES DE CONSUMO, MÍDIA SOCIAL E PUBLICIDADE ENGANOSA: DESAFIOS E PESPECTIVAS JURÍDICAS NA SOCIEDADE ONLIFE.

Autores

  • CARLOS ALBERTO OLIVEIRA

Palavras-chave:

Direito do Consumidor, Publicidade Enganosa, Mídias Sociais, Manifesto Onlife, Sociedade Digital, ODS 12 da Agenda 2030

Resumo

As transformações nas relações de consumo impulsionadas pelas mídias sociais trazem desafios complexos para o Direito do Consumidor. A prática de publicida de enganosa nas plataformas digitais, especialmente nas mídias sociais, revela a necessidade urgente de revisar o arcabouço jurídico, considerando o contexto da sociedade “onlife” conforme proposto pelo Manifesto Onlife (2015). Este artigo discute as implicações dessas mudanças relacionando-as ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 da Agenda 2030 da ONU que trata do “Consumo e Produção Responsáveis”. Propõem-se ações concretas para adaptar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e outros instrumentos normativos à realidade digital, garantindo uma proteção mais eficaz dos direitos dos consumidores. A conclusão destaca a importância de uma abordagem jurídica inovadora que leve em conta a interconectividade e a dissolução das fronteiras entre o online e o offline na sociedade contemporânea.

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Referências

BRASIL. Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm. Acesso em: 19 set. 2024. FLORIDI, Luciano et al. The Onlife Manifesto: Being Human in a Hyperconnected Era. Springer, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-04093-6. Acesso em: 19 set. 2024. HARARI, Yuval Noah. 21 Lições para o Século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor: o novo regime das relações contratuais. 9. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019. MARQUES, Claudia Lima; MUCELIN, Guilherme. Vulnerabilidade na era digital: um estudo sobre os fatores de vulnerabilidade da pessoa natural nas plataformas, a partir da dogmática do Direito do Consumidor. Revista de Direito do Consumidor, ano 11, n. 3, 2022. Disponível em: https://civilistica.emnuvens.com.br/redc/article/view/872/649. Acesso em: 4 nov. 2024.

Palavras Chaves

Direito do Consumidor, Publicidade Enganosa, Mídias Sociais, Manifesto Onlife, Sociedade Digital, ODS 12 da Agenda 2030.

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Publicado

05.09.2025

Como Citar

CARLOS ALBERTO OLIVEIRA. (2025). RELAÇÕES DE CONSUMO, MÍDIA SOCIAL E PUBLICIDADE ENGANOSA: DESAFIOS E PESPECTIVAS JURÍDICAS NA SOCIEDADE ONLIFE. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/377

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