STORYTELLING JURÍDICO: HUMANIZAÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR

Autores

  • Diogo Machado Coelho Rangel

Palavras-chave:

Storytelling jurídico, Direito do Consumidor, Argumentação, Vulnerabilidade, Humanização

Resumo

O presente artigo analisa a utilização do storytelling jurídico como ferramenta de
humanização da argumentação no âmbito do Direito do Consumidor. A narrativa
estruturada, aliada à técnica jurídica, apresenta-se como recurso eficaz para despertar a
atenção do julgador, ampliar a compreensão sobre o impacto social do litígio e
potencializar a efetividade da tutela jurisdicional. Parte-se da compreensão de que as
demandas consumeristas envolvem, em sua essência, relações de vulnerabilidade, em
que a mera exposição fria dos fatos pode reduzir a percepção da gravidade das lesões
aos direitos fundamentais. A pesquisa fundamenta-se em doutrina, jurisprudência e na
observação prática da advocacia, propondo o storytelling como um método legítimo e
ético de reforço argumentativo.

DIREITO DO CONSUMIDOR

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Biografia do Autor

Diogo Machado Coelho Rangel

Advogado. Palestrante Internacional e Professor. Pós-graduado em Constitucionalismo Global e Direitos
Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae (IGC) associado a Faculdade de Direito da Universidade de
Coimbra (FDUC) de Portugal. Pós-graduado em Direito do Consumidor pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio de Janeiro (PUC). Autor de Livros e Artigos Jurídicos. Membro da Comissão de defesa
do consumidor da OAB/RJ

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Publicado

30.09.2025

Como Citar

Diogo Machado Coelho Rangel. (2025). STORYTELLING JURÍDICO: HUMANIZAÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NO DIREITO DO CONSUMIDOR. Revista Eletrônica Da OAB-RJ. Recuperado de https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/586

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